quinta-feira, 5 de abril de 2018

Trabalhadores/as em educação aprovam continuidade da greve, em Assembleia Estadual

Trabalhadores/as em educação, em greve desde 8 de março último, realizaram agora à tarde (04/04), no pátio da ALMG uma assembleia estadual que aprovou a continuidade do movimento.

Ao final desta atividade, a categoria desceu em caminhada até o Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, onde fizeram protesto para chamar a atenção do governador Fernando Pimentel, para pagamento do Piso Salarial. A próxima assembleia será realizada dia 10/04, terça-feira, às 14 horas na ALMG.

Calendário aprovado

05/04 - Marcha pela Educação, pelas ruas da capital, para dialogar com a população sobre a luta da educação e a greve 
05/04 a 09/04 - Vários atos e mobilizações acontecerão em todo o estado para fortalecimento da greve
10/04 - Nova Assembleia Estadual, às 14h, no pátio da ALMG, em BH.

Conselho Geral

Foi realizado, na manhã desta quarta-feira (4.4.18) o Conselho Geral do Sind-UTE/MG, no auditório do Crea-MG, quando conselheiros e conselheiras de várias regiões do estado avaliaram o cenário da greve e as atividades realizadas para cobrar do governador Fernando Pimentel que ele cumpra o que deve à educação.

As agressões que educadores e educadoras sofreram em Igarapé, no último dia 28 de março, quando a Polícia Militar de Minas Gerais agiu de forma impiedosa atirando contra os manifestantes com balas de borracha, bombas de efeito moral e gás lacrimogênio também foram alvo de críticas e de repúdio. Houve considerações sobre uso arbitrário da força e informes sobre a reunião acontecida dia 2.4.18 na Câmara Municipal de Igarapé, quando o Sind-UTE/MG se fez presente para reportar àquela Casa Legislativa o desrespeito e as agressões a que os/as educadores/as foram submetidos. Foi dado o informe de que, por unanimidade, os vereadores de Ibirité, aprovaram um ofício a ser encaminhado ao governador Fernando Pimentel cobrando o pagamento do Piso Salarial aos profissionais da educação, bem como, a responsabilização dos policiais militares que agrediram os/as educadores/as.

Nesta quarta-feira, um ato de desagravo realizado pela manhã (veja abaixo) marcou a resposta dos profissionais da educação em Igarapé. Houve o fechamento da BR 381, naquele município, como uma manifestação de apoio aos companheiros e companheiras agredidos/as dia 28 último. “Foi uma maneira de mostrarmos coletivamente que se mexeu com um mexeu com todos”, reforçaram os/as educadores/as.

Marcha da educação – Será realizada nesta quinta-feira, 05/4/18, uma marcha pelas ruas da capital mineira em defesa da educação públicas e da luta dos educadores/as pelo Piso Salarial Profissional Nacional. Será também um dia para ampliar o diálogo com a sociedade sobre as demandas da educação.

Na assembleia estadual de hoje, (04/04), trabalhadores e trabalhadoras aprovaram continuidade da greve







Depois da assembleia estadual realizada no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os/as trabalhadores/as da educação desceram em passeata até o Palácio da Liberdade para cobrar do governador Fernando Pimentel o pagamento do Piso Salarial. Da Praça da Liberdade a categoria seguiu em caminhada até à Praça Afonso Arinos no Centro de Belo Horizonte. 



04.04.18 - Caminhada até o Palácio da Liberdade


04/04/2018 - Passeata dos/as trabalhadores/as da educação 

Fotos: Gill de Carvalho/Sind-UTE/MG

Educadores e educadoras fecharam a BR 381 , em Igarapé, hoje pela manhã

Trabalhadores/as em educação, fecharam a BR 381, em Igarapé, pela manhã, dentro das atividades deste dia 04/04 quando a categoria se reúne em assembleia estadual para definir os rumos do movimento, a partir das 14h no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG).

O objetivo das atividades de rua é fazer um diálogo com a sociedade sobre as demandas da educação e dos motivos que levam os profissionais da educação a deflagrarem a greve.

Reivindicações: o pagamento do Piso Salarial conforme Acordo assinado entre o Sindicato e o governo do Estado, fim do parcelamento dos salários e do 13º, pelo cumprimento dos acordos assinados e atendimento de qualidade pelo Ipsemg.

Daqui há pouco, acontece também o Conselho Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) no auditório do CREA-MG, em Belo Horizonte

Entenda a luta dos profissionais da educação

Em 2015, após sete anos de lutas pelo pagamento do Piso Salarial, três grandes e intensas greve, dois acordos descumpridos pelos governos, finalmente, a categoria conquistou uma lei estadual com a política do Piso Salarial Profissional Nacional.

A Lei Estadual 21.710/15 garantiu o pagamento de vencimento básico e não mais o subsídio, os reajustes anuais do Piso e estabeleceu uma política de pagamento e incorporações de abonos para que, em julho de 2018, finalmente, o Governo de Minas pague o Piso Salarial.

Desta forma, a categoria aceitou um processo de longo prazo, abriu mão, naquele momento, de várias outras questões salariais e de carreira com o objetivo de conquistar o Piso Salarial. Importante destacar que ao conquistar uma lei, seria possível evitar o desgaste de iniciar a mesma luta a cada ano, garantindo uma política permanente. No entanto, contrariando a legislação estadual e o próprio acordo assinado, o governo estadual acumulou dois reajustes (2017 e 2018) sem o pagamento à categoria. 

Para além dessa questão de não cumprir os reajustes do Piso e outras questões dos Acordos assinados, o governo de Minas também tomou a decisão de parcelar o 13º salário, adiou o ano escolar, mantém escalas de pagamento dos salários, medidas que atingem o conjunto do funcionalismo.


04/04/2018 - Trabalhadores/as em educação fecharam a BR 381, em Igarapé, hoje pela manhã












04/04/2018 - Trabalhadores/as em educação fecharam a BR 381, em Igarapé, hoje pela manhã, para cobrar o pagamento do Piso Salarial conforme Acordo assinado entre o Sindicato e o governo do Estado.

Fotos: Divulgação - Sind-UTE/MG



Conteúdo: StudiumEficaz

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com