segunda-feira, 16 de abril de 2018

Trabalhadores e movimentos sociais realizam em Caxambu o Seminário de Formação do Congresso do Povo - Circuito das Águas/Sul de Minas

Trabalhadores de várias categorias profissionais, movimentos sociais e a juventude realizaram no último domingo (15/04) o Seminário de Formação do Congresso do Povo (regional Circuito das Águas/Sul de Minas), na cidade de Caxambu. O objetivo foi debater e formar os participantes que irão organizar as etapas municipais do Congresso do Povo em nossa região, e estiveram presentes trabalhadores e estudantes das cidades de Caxambu, Baependi, São Lourenço, Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Campanha e Três Corações.

O que é o Congresso do Povo?

O Congresso do Povo é uma iniciativa da Frente Brasil Popular e de demais organizações de movimentos sociais, que tem como objetivo ser um grande espaço de construção de um projeto alternativo e popular para o Brasil, e debater os rumos do país por meio da construção desse Congresso do Povo, que é uma ferramenta para a luta social no enfrentamento à ofensiva neoliberal e do neofascismo, além de discutir alternativas à crise brasileira. Amplos debates serão realizados, abarcando os mais diferentes assuntos, como a defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo em geral, dos recursos naturais e da soberania nacional, dos direitos humanos e da democracia pelo viés popular.

Como informa a convocatória da Frente Brasil Popular: “A atual conjuntura é marcada por um golpe contra a democracia, contra os direitos das trabalhadoras e trabalhadores (que estão sob ataque com as reformas trabalhista e da Previdência) e contra a soberania nacional (com a entrega dos recursos naturais como petróleo, gás, água e território para o capital estrangeiro). [...] As condições de vida dos trabalhadores estão piorando, com aumento do desemprego, da precarização do trabalho, do aumento do custo de vida, a violência e a deterioração dos serviços públicos mais básicos. [...]”

Em todo o território nacional ocorrerá o Congresso do Povo, por meio das etapas municipais, regionais e estaduais, culminando na etapa nacional. Ou seja, esse congresso se constitui como um processo amplo e democrático de debate e construção de uma alternativa popular, e a participação de todos que desejam uma sociedade melhor e mais justa é fundamental.































    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com