sexta-feira, 23 de março de 2018

Trabalhadores/as em educação decidem em assembleia pela continuidade da greve

Trabalhadores e trabalhadoras em educação lotaram o pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (22/03/2018), onde realizaram mais uma assembleia estadual, e decidiram continuar a greve. Uma nova assembleia foi marcada para 4 de abril. 

Calendário aprovado

23/03 a 03/04 - atividades de fortalecimento da greve; atividades com comunidade escolar e estudantes; articulação dos comandos estaduais de greve. Buscar a unificação de lutas com outros setores do funcionalismo público estadual. 

27 e 28/03 - Atos regionais (organizados pelas subsedes e comandos locais de greve).

28/03 - participar do Dia Nacional em memória da Marielle Franco. 

04/04 - Assembleia Estadual.

Atividades de mobilização geral

Integrar todos as lutas de denúncia da execução da vereadora Marielle Franco e contra a militarização no Rio de Janeiro.

Integrar as atividades de luta contra o golpe de estado e a prisão arbitrária do Presidente Lula.

Eixos de luta - Desde 8 de março, os/as educadores/as estão em greve e a luta dos profissionais da educação tem os seguintes eixos: o pagamento do Piso Salarial conforme Acordo assinado entre o Sindicato e o governo do Estado, fim do parcelamento dos salários e do 13º, pelo cumprimento dos acordos assinados e atendimento de qualidade pelo Ipsemg.


22/03/2018 - Educadores/as aprovam pela continuidade da greve durante a assembleia estadual


ATIVIDADES REALIZADAS NESSA QUINTA-FEIRA - 22/3/18 

Conselho Geral do Sind-UTE/MG

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 22/03, na Escola do Legislativo, em Belo Horizonte, o Conselho Geral do Sind-UTE/MG, quando a greve das últimas duas semanas foi avaliada, com as considerações de que teve êxito até o momento porque atingiu o objetivo de pressionar a abertura de negociação com o governo sobre o pagamento do Piso Salarial.

Foi detalhada a proposta apresentada pelo Ministério Público Estadual, na segunda reunião de mediação ocorrida nessa quarta feira, dia 21/3/18.

As propostas foram levadas à assembleia estadual, na tarde de hoje, no pátio da ALMG para apreciação da categoria.


22/03/2018 – Conselho Geral do Sind-UTE/MG, na Escola do Legislativo, em Belo Horizonte.


22/03/2018 – Secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Paraná, Vanda Bandeira Santana, em apoio à greve à greve dos/as trabalhadores/as em educação de Minas Gerais.


22/03/2018 – A Presidenta da CUT/Paraná e do Sindicato dos Vigilantes do Paraná, Regina Cruz, em apoio à greve da educação de Minas Gerais, durante reunião do Conselho Geral do Sind-UTE/MG

Fotos: Lidyane Ponciano / Sind-UTE/MG

22/03/2018 - A secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Paraná, Vanda Bandeira Santana, participou da reunião do Conselho Geral do Sind-UTE/MG, manifestando apoio dos profissionais daquele estado à greve da Educação em Minas Gerais.


Acorda governador!

Trabalhadores/as em educação, em greve, fizeram mobilização na manhã desta quinta-feira, (22/3/18) em frente ao Palácio da Liberdade, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, num ato público para chamar atenção do governador Fernando Pimentel. Aconteceu também protesto em frente à Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Café na Praça da Liberdade!

O ato “Acorda Governador!”, em frente ao Palácio da Liberdade, foi mais uma iniciativa dos profissionais da educação, sob coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e visa despertar a atenção do Executivo de Minas para que ele cumpra os acordos assinados com a categoria. Durante o café da manhã com Pimentel foi servido pão com mortadela.

22/3/18 - Café na Praça da Liberdade em ato de protesto dos/as educadores/as da educação - BH/MG



​Trabalhadores/as da educação fazem ato público pela manhã e cobraram do governador Fernando Pimentel que cumpra os acordos assinados. Em coro, gritaram as palavras de ordem: " governo sério cumpre o que assina!"

Fotos: Lidyane Ponciano - Sind-UTE/MG


Entenda a luta dos profissionais da educação

Em 2015, após sete anos de lutas pelo pagamento do Piso Salarial, três grandes e intensas greve, dois acordos descumpridos pelos governos, finalmente, a categoria conquistou uma lei estadual com a política do Piso Salarial Profissional Nacional.

A Lei Estadual 21.710/15 garantiu o pagamento de vencimento básico e não mais o subsídio, os reajustes anuais do Piso e estabeleceu uma política de pagamento e incorporações de abonos para que, em julho de 2018, finalmente, o Governo de Minas pague o Piso Salarial.

Desta forma, a categoria aceitou um processo de longo prazo, abriu mão, naquele momento, de várias outras questões salariais e de carreira com o objetivo de conquistar o Piso Salarial. Importante destacar que ao conquistar uma lei, seria possível evitar o desgaste de iniciar a mesma luta a cada ano, garantindo uma política permanente. No entanto, contrariando a legislação estadual e o próprio acordo assinado, o governo estadual acumulou dois reajustes (2017 e 2018) sem o pagamento à categoria. 

Se forem consideradas as recentes decisões sobre parcelamento do 13º salário, adiamento do ano escolar, escalas de pagamento, suspensão das nomeações de concurso, além do não cumprimento dos reajustes do Piso Salarial e outras questões dos Acordos assinados, conclui-se que a posição do governo foi a de não realizar mais negociação com a categoria.

Foi com este contexto, além dos limites impostos pela legislação eleitoral, que o Conselho Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) convocou a primeira assembleia estadual já para o primeiro mês do ano escolar e com indicativo de greve, no dia 8 de março.

22/3/18 - Acorda Governador! Disseram os/as educadores/as em frente da cidade administrativa -BH/MG







Fotos : Sind-UTE/MG

Sind-UTE/ Divulgação - Protesto de educadores/as na MG10 em frente à Cidade Administrativa - BH/MG

22/3/18 - Café na Praça da Liberdade em ato de protesto dos/as educadores/as da educação - BH/MG





Fotos: Lidyane Ponciano - Sind-UTE/MG

22/3/18 - Educadores/as fazem protesto na manhã desta quinta-feira, em frente ao Palácio da Liberdade -BH/MG

​​


Fotos: Lidyane Ponciano - Sind-UTE/MG

22/3/18 - Queremos nossos direitos! educadores/as protestam em frente ao Palácio da Liberdade - BH/MG


Foto: Lidyane Ponciano - Sind-UTE/MG

22/3/2018 - Trabalhadores/as fazem ato público pela manhã e cobraram do governador Fernando Pimentel que cumpra os acordos assinados. Em coro, gritaram as palavras de ordem: " governo sério cumpre o que assina!"



Fotos: Lidyane Ponciano - Sind-UTE/MG

22/3/18 - trabalhadoras e trabalhadores fazem passeata e cobram do governador Pimentel compromisso com o que assinou.








Fotos: Lidyane Ponciano - Sind-UTE/MG

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com