Dando prosseguimento a uma decisão tirada no Encontro de Auxiliares de Serviços da Educação Básica, realizado dias 18 e 19 de agosto de 2017, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), promoveu nesta sexta-feira última (23/3/18), o Encontro do Coletivo de Auxiliares de Serviços Ampliado, que reuniu profissionais dessa categoria da educação de todas as regiões do Estado.
O início dos trabalhos foi pautado pelo lançamento daCartilha de Combate ao Assédio Moral na Educação (veja abaixo), com a discussão de seus principais pontos. A produção desse material foi demanda no Encontro de Auxiliares de Serviços da Educação Básica no ano passado e visa esclarecer sobre direitos, bem como organizar a luta para que os/as servidores/as tenham ciência de como devem se proceder diante de uma possível prática de assédio moral no ambiente de trabalho.
clique aqui para baixar a cartilha |
Entre outras abordagens, essa cartilha traz o conceito legal do que é o assédio moral, previsto no art. 3º da Lei Complementar Nº. 116/11, exemplos de como essa prática pode ser identificada, dicas do que fazer diante dessa situação, bem como atitudes a serem tomadas para combater esse problema, que afeta de maneira recorrente muitos profissionais ASBs.
Esse encontro também pautou as lutas dos/as trabalhadores/as em educação com o objetivo de fortalecer a greve que acontece desde o dia 8 de março. O movimento tem como eixos centrais: a cobrança ao governo Fernando Pimentel do pagamento do Piso Salarial , fim do parcelamento dos salários e do 13º, pelo cumprimento dos acordos assinados e atendimento de qualidade pelo Ipsemg.
.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
23/03/2018 - Encontro do Coletivo Ampliado de Auxiliares de Serviços da Educação Básica, na Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte