sábado, 11 de março de 2017

Trabalhadores do Sul de Minas se reúnem em Varginha para debater a Reforma da Previdência e para organizar a resistência popular contra ela

Nesse sábado, 11 de março, trabalhadores das mais diferentes categorias profissionais do Sul de Minas se reuniram no auditório do Colégio Santos Anjos para debaterem e organizarem a luta contra a Reforma da Previdência, em plenária da CUT Minas. Trabalhadores e estudantes de Caxambu estiveram presentes nessa atividade, em caravana organizada pelo Sind-UTE/MG subsede Caxambu.

Contando com a participação de diversos sindicatos, entidades estudantis, movimentos sociais e trabalhadores interessados na mobilização, a plenária teve a presença de Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT/MG e coordenadora-geral do Sind-UTEMG, e Frederico Melo, técnico do DIEESE. Em sua fala, Beatriz apontou a conjuntura política e os motivos para esse ataque contra os direitos previdenciários dos trabalhadores. 

Já Frederico Melo dissecou os detalhes da PEC 287 que propõe no Congresso a tal reforma: mudanças drásticas como a elevação da idade mínima e a equiparação dessa idade entre homens e mulheres (65 anos), o aumento do tempo mínimo de trabalho e contribuição de 15 para 25 anos para se aposentar com apenas o valor proporcional de 76% da média salarial do contribuinte, a exigência de trabalhar e contribuir 49 anos para se aposentar com 100%, fim da aposentadoria especial para professores (hoje 25 anos para valor integral), fim do modelo previdenciário-contributivo dos trabalhadores rurais, e o estabelecimento das mesmas regras do regimes próprios de previdência (servidores públicos) com o regime geral de previdência (trabalhadores da iniciativa privada). Ou seja, ataques que atingem todos os trabalhadores brasileiros.

"Precisamos mobilizar os trabalhadores e a juventude para a luta contra essa reforma. É uma tarefa dificil, mas começa a surtir efeito. No dia 8 de março houve forte adesão a paralisação da educação nos Estados, culminando nas importantes manifestações do dia. Porém, precisamos fortalecer e fazer crescer para o dia 15 de março, início da Greve Geral Nacional da Educação e dia de luta dos trabalhadores brasileiros", disse Cássio Diniz, diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da subsede Caxambu.

Ao final da plenária, os presentes deliberaram pela realização de uma grande manifestação regional em Varginha, com a participação dos trabalhadores e estudantes do sul de Minas, no dia 15 de março a tarde. Em Caxambu, haverá nesse dia manifestação às 11 horas, com assembleia unificada das redes estadual e municipal de educação, com posterior caravana para participar do ato a tarde em Varginha.


Trabalhadores e estudantes durante plenária da CUT Minas sobre a Reforma da Previdência

Trabalhadores e estudantes de Caxambu participando da plenária
O professor Cássio Diniz em intervenção durante plenária da CUT Minas em Varginha
Beatriz Cerqueira (CUT/MG - Sind-UTE/MG) explana sobre a conjuntura nacional




    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com