quinta-feira, 30 de março de 2017

Comando Regional de Greve se reúne para organizar a mobilização e a greve na região próxima de Caxambu

Na tarde da última quarta-feira (29/03), um dia após a grandiosa assembleia estadual de trabalhadores em educação de Minas Gerais, os membros do Comando Regional de Greve e mais representantes de escolas mobilizadas se reuniram no Sind-UTE/MG subsede Caxambu para definir os rumos da greve em nossa região, como também definir as ações baseadas no calendário de atividades votado na assembleia em Belo Horizonte.

Após uma breve socialização dos debates e deliberações realizadas na capital mineira, o Comando Regional de Greve analisou a possibilidade de continuidade do movimento contra a Reforma da Previdência e pelo cumprimento dos acordos do governo estadual com a categoria, vendo com otimismo as chances de manter a greve nas escolas da região até a próxima assembleia estadual no dia 6 de abril. Apontou-se também a realização de diversas reuniões por escolas que estavam acontecendo nos dias 29 e 30 de março.

Na segunda parte da reunião, foi debatido o calendário de atividades votado em Belo Horizonte, que inclui o dia 31 de março como Dia Nacional de Mobilização e Luta, proposto pelas centrais sindicais para envolver nesse dia diversas outras categorias profissionais junto com a educação para a realização de grandes manifestações pelo país, como preparativo para o dia da Greve Geral da Classe Trabalhadora, em dia a ser fechado em abril.

Para o dia 31 de março, a proposta trazida de Belo Horizonte foi de que se não for possível incorporar-se ao ato estadual na capital mineira, que se faça atos regionalizados de forma centralizada. Depois de amplo debate na reunião do Comando Regional de Greve, deliberou-se pela realização de duas atividades: manifestações nas cidades de Cruzília e São Lourenço, onde os trabalhadores em educação e a juventude de toda a região se concentrariam nesses dois atos.

Manifestação em Cruzília: com participação das caravanas de Caxambu, Baependi, Conceição do Rio Verde, Minduri, São Tomé das Letras e Seritinga.

Manifestação em São Lourenço: com caravanas de Carmo de Minas, Soledade de Minas, Dom Viçoso, Pouso Alto, Passa Quatro, Itanhandu e região.

Ao final da reunião, reforçou-se a necessidade de construir uma forte caravana de nossa região para a assembleia estadual do dia 6 de abril em Belo Horizonte.

Segue abaixo o calendário de mobilização até o dia 6 de abril:

31/03
Congresso Extraordinário da CUT com ato contra a Reforma da Previdência - concentração às 17 horas na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

01/04
Continuidade do Congresso Extraordinário, com ato pela memória, verdade e justiça.

03/04
Caça aos deputados federais em todos os municípios mineiros.

04/04
Atos nos municípios contra a Reforma da Previdência.

05/04
Assembleias locais para avaliação das propostas apresentadas pelo governo do Estado na reunião que será realizada no dia 03 de abril.

06/04
Assembleia estadual, às 14 horas, Pátio da Assembleia Legislativa.

21/04  
Dia estadual de luta em Ouro Preto.

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com