quarta-feira, 29 de março de 2017

Em grandiosa assembleia estadual, trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais decidem pela continuidade da greve

Na tarde dessa terça-feira (28/03), os trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais realizaram uma das maiores assembleias dos últimos seis anos, com mais de 10 mil educadores de todas as regiões do Estado.

Após as saudações de representantes de entidades sindicais de outros estados, como o Sinpeen de São Paulo e o Sintego de Goiás, a assembleia começou com a fala da coordenadora-geral do Sind-UTE/MG Beatriz Cerqueira sobre o balanço do movimento em Minas Gerais (ver encarte em anexo). Apontou que o movimento já apresenta algumas vitórias parciais contra a Reforma da Previdência, pelo fato do governo federal e do Congresso não conseguir aplicar o calendário de votação da PEC 287 como previsto anteriormente e a debandada de votos da base governista. Afirmou que a Greve Geral Nacional da Educação está sendo um dos instrumentos mais fortes na luta contra as reformas impostas pelo governo, porém, que é preciso continuar e fortalecer ainda mais a luta até a derrota final da PEC. Suspender a greve nesse momento significaria uma derrota dos trabalhadores e um fortalecimento do governo federal para a aprovação da Reforma da Previdência.

No plano estadual, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG apresentou os resultados da reunião realizada com o governo no dia anterior. Pela avaliação do Conselho Geral do sindicato - Comando Estadual de Greve -, as propostas apresentadas pelo governo (o pagamento do adveb como previsto no art. 12 da lei estadual 21.710/15, o encaminhamento do projeto de lei de reajuste do vencimento básico para a ALMG apenas em junho e uma promessa vaga de novo concurso público) está muito aquém da perspectiva de nossa categoria, que exige o cumprimento integral dos acordos de 2015, os pagamentos dos retrativos de 2016 e o cumprimento do acordo com os servidores das SRE's.

Após as intervenções da plenária, os trabalhadores em educação da rede estadual aprovaram em votação unânime a continuidade da Greve Nacional da Educação em Minas Gerais. Além disso foi aprovado um calendário de mobilização para as próximas semanas (conferir quadro abaixo).

Logo depois a assembleia, os trabalhadores em educação e a juventude reunida saíram em passeata pelas ruas de Belo Horizonte, em uma grandiosa manifestação contra a Reforma da Previdência em conjunto com os educadores da rede municipal da capital mineira.






Calendário aprovado

29/03
Assembleias locais e reuniões

31/03Congresso Extraordinário da CUT com ato contra a Reforma da Previdência - concentração às 17 horas na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

01/04
Continuidade do Congresso Extraordinário, com ato pela memória, verdade e justiça.

03/04
Caça aos deputados federais em todos os municípios mineiros.

04/04
Atos nos municípios contra a Reforma da Previdência.

05/04
Assembleias locais para avaliação das propostas apresentadas pelo governo do Estado na reunião que será realizada no dia 03 de abril.

06/04
Assembleia estadual, às 14 horas, Pátio da Assembleia Legislativa.
21/04  
Dia estadual de luta em Ouro Preto.

28/04
Greve geral
Propostas de mobilização 

1) Reafirmação da nota contra a reforma da Previdência encaminhando carta às Centrais sindicais.

2) Continuar a pressão pelo cumprimento dos acordos assinados pelo Governo do Estado.

3) Continuar a pressão nas Câmaras Municipais e junto aos Prefeitos.

4 Continuar a articulação com outros sindicatos, movimentos na construção da greve geral e demais agendas de luta contra a reforma da previdência.

Veja balanço da greve em Minas Gerais:




Atualizando o balanço da greve em Minas Gerais informamos novos índices recebidos:

Norte de Minas
São Francisco : 100%
Bocaiuva e região: 90%
Serranópolis de Minas: 98%

Vale do Jequitinhonha
Águas Vermelhas: 80%


Centro-Oeste
Conceição do Pará: 100%
Icaraí de Minas: 100%
Florestal: 80%

Vale do Aço
Sabinópolis: 100%
Caratinga: 60%

BH
- Ribeirão das Neves: 80%

Sul
- Lavras: 100%
- Cristais 100%
- Candeias 100%
- Perdões 50%
- Cariaçu: 100%

Triângulo
- Planura: 100%

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com