sexta-feira, 17 de março de 2017

Comunicado aos alunos, pais e comunidade, sobre a Greve Geral Nacional da Educação – Sind-UTE/MG subsede Caxambu e Região e Comando Regional de Greve

Comunicado aos alunos, pais e comunidade, sobre a Greve Geral Nacional da Educação – Sind-UTE/MG subsede Caxambu e Região e Comando Regional de Greve

No último dia 15 de março, quarta-feira, os trabalhadores em educação (professores e funcionários de escolas) de todo o país iniciaram uma greve geral por tempo indeterminado, com o objetivo de derrotar a proposta de emenda constitucional nº 287, conhecida como Reforma da Previdência, em tramitação no Congresso a pedido do governo Temer.

Caso aprovada, essa reforma irá alterar as regras previdenciárias de todos os trabalhadores brasileiros, não importando seu regime de trabalho ou profissão: aumenta a idade mínima para aposentar para 65 anos (homens e mulheres), aumenta o tempo mínimo de trabalho e contribuição para a aposentadoria parcial de 15 para 25 anos, obriga quem deseja receber a aposentadoria integral a contribuir por no mínimo 49 anos, obrigando muitas pessoas a trabalharem até os 70, 72, 80 anos até – sendo que a média de expectativa de vida em várias regiões do país não passa dos 65 anos –  além de proibir o acumulo de aposentadoria e pensão por morte de conjugue. Entre outras palavras, o governo Temer quer fazer você trabalhar até a morte.

Eles alegam que existe um rombo na previdência pública, e que é necessário tirar direitos para que ela se mantenha. No entanto, estudos realizados pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais e por diversos especialistas da área demonstram que não existe rombo nenhum. Ao contrário, que o INSS é superavitário. Na verdade, o que o governo quer é retirar direitos dos trabalhadores, sangrar o povo brasileiro, para garantir a transferência de recursos públicos para donos de bancos e para o mercado financeiro. Ou seja, tirar dos pobres para dar aos ricos.

É por isso que os trabalhadores do Brasil inteiro estão se levantando contra a Reforma da Previdência de Temer. É por isso que os professores e funcionários das escolas entraram em greve geral por tempo indeterminado. É para defender o meu, o seu, o de seu filho, o nosso direito sagrado a aposentar e a envelhecer com dignidade.

Sabemos dos inconvenientes de uma greve. Sim, ela atrapalha. Mas é o único instrumento que temos para derrotar esse ataque contra os trabalhadores. Aulas se repõem, alguns sábados podem ser perdidos, mas perder o direito a se aposentar e viver, isso sim é irrecuperável.


Pedimos a compreensão e o apoio dos pais, responsáveis e estudantes para esse momento delicado em nosso país. E a vitória do povo trabalhador brasileiro depende da participação de cada um. Venha você também para essa luta. UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!


    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com