sexta-feira, 17 de março de 2017

Mais de 150 mil nas ruas de Belo Horizonte. Veja como foi o Dia Nacional de Greve na Educação em Minas Gerais

Mais de 150 mil trabalhadores e trabalhadoras de todas as regiões do Estado participaram do dia Nacional de Greve na Educação, neste 15/03, que marca o início de uma greve por tempo indeterminado para os profissionais da educação, uma convocação feita pela Confederação Nacional da Educação (CNTE). A greve em Minas foi aprovada pela categoria, na assembleia estadual realizada em 8 de março último, em Belo Horizonte.

A concentração começou logo cedo na Praça da Estação, na capital mineira, mas, também foram realizados diversos atos e mobilizações em várias cidades, dando uma demonstração de força e de unidade do movimento, que contou com a participação da CUT Minas e sindicatos CUTistas, CONTEE/CTB, entre outras entidades sindicais, movimentos sociais e populares.



Os profissionais da educação pública de Minas Gerais saíram às ruas contra a Reforma da Previdência, pelo Piso Salarial e para cobrar do governo do Estado o cumprimento dos acordos assinados.

Da Praça da Estação, os manifestantes seguiram em passeata pelo centro da cidade e na Praça Sete houve o encontro de vários movimentos que se uniram em marcha até à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde aconteceu uma audiência pública popular sobre a reforma da Previdência (PEC 287/16), com a presença de várias lideranças sindicais, estudantes, parlamentares e o ex-ministro da Previdência Social , Carlos Gabas.


15/05/17 - ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas durante ato na ALMG


A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG e presidenta da CUT Minas, Beatriz Cerqueira, reforçou que essa luta contra a reforma da previdência é todos e todas e vai ser derrotada no Congresso Nacional com a força do povo mobilizado.



Paralisações, mobilizações e atos em Minas Gerais

Educação da rede estadual (Sind-UTE/MG) - Iniciou greve por tempo indeterminado, a partir de 15 de março. Realizou atos em Belo Horizonte (Praça da Estação, a partir 9 horas), e em Governador Valadares, Varginha, São João Del Rei, Uberaba e Unaí.
Professores da Rede Privada (Sinpro Minas/CONTEE/CTB) - Paralisam em todo o Estado. Em Belo Horizonte, também se concentram na Praça da Estação.
Eletricitários (Sindieletro/MG) - Paralisam em todo o Estado. Em Belo Horizonte, concentram na Praça da Estação.
Metroviários (Sindmetro/MG) - Paralisam o metrô a partir de 0 hora de 15 de março. Concentram na sede do Sindicato e marcharam para a Praça da Estação.
Petroleiros (Sindpetro/MG) - Paralisaram atividades em todo o Estado. Em Belo Horizonte, concentram na Praça da Estação.
Servidores Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) - Paralisam as atividades e concentram na Praça da Estação.
Bancários de Juiz de Fora e Região - Paralisam as atividades e realizaram manifestação na cidade.
Professores da rede municipal de Juiz de Fora (Sinpro/JF) - Iniciaram a greve a partir de 15 de março e realizaram ato na cidade.
Servidores da saúde (Sind-Saúde) - Paralisaram as atividades em todo o Estado.
Redes Municipais de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Cachoeira Dourada, Ipiaçu, iniciaram a greve por tempo indeterminado a partir de 15 de março.
Trabalhadores e trabalhadoras da Copasa (Sindágua) - Paralisaram as atividades e também participaram do ato em BH.
Professores da rede municipal de Belo Horizonte (SindRede) - Iniciaram a greve a partir do dia 15 de março e realizam assembleia na Praça Afonso Arinos.
Trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar (FETRAF) - Realizaram atos na região da Zona da Mata ao longo do dia.
Paralisação dos servidores municipais (ou da educação) de Montes Claros, Uberlândia, Ewbank da Câmara, Juiz de Fora, Jaíba, Brumadinho, Ipatinga, Belo Oriente, Sete Lagoas, Capim Branco, Matozinhos, Nanuque, Itaobim, Caxambu, Tupaciguara, Turmalina, Ituiutaba, Coronel Fabriciano.
CUT Regional Triângulo Mineiro e Frente Brasil Popular realizaram ato em Uberlândia, na Praça Ismene Mendes.
Em Belo Horizonte, a Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo também participaram das atividades desde cedo.
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram do ato na Praça da Estação.
Trabalhadores e trabalhadores das instituições federais de ensino (Sindifes) - Paralisaram as atividades neste dia.
A CUT Regional Zona da Mata realizaram atividades em Juiz de Fora. - Ato, na Praça da Estação, no Calçadão da Halfeld e na Praça da Estação.
Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra (MST) - Participaran dos atos em todas as regiões do Estado.
Trabalhadores e trabalhadoras do Correios (Sintet) paralisaram as atividades neste dia.
Auditores fiscais da Receita Estadual (Sindifisco/MG) paralisaram as atividades, com mobilização em todo o país.
A CUT Regional Norte de Minas e Frente Brasil Popular realizaram ato em Montes Claros.
Os servidores da justiça em 1ª Instância (Serjusmig) se mobilizaram em todo Estado.





Educação pública e privada juntas contra a Reforma da Previdência

Neste dia de greve nacional da educação, além dos profissionais da educação púbica em Minas, também participaram do movimento, que cresce a cada momento, os profissionais das escolas particulares. A presidente do Sinpro Minas, Valéria Morato e a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, afirmam que é preciso unir forças e juntar todas as categorias em torno dessa reforma. “Vamos barrar essa PEC da morte, que vai acabar com os nossos direitos. Querem nos enterrar vivos, mas não vamos permitir”, disse Beatriz Cerqueira.

Já Valéria Morato afirmou que nenhum trabalhador brasileiro deve aceitar essa reforma, que está sendo imposta por esse governo ilegítimo e golpista e destacou que no segmento da educação privada essa proposta vai significar demissões e o fim do direito de se aposentar para muitos profissionais.


15/03 - Concentração na Praça da Estação - Belo Horizonte

A greve em Minas Gerais

Minas Gerais parou neste dia 15/03. Em Belo Horizonte, mais 150 mil pessoas sairam às ruas para enviar um recado a esse governo golpista de que não vamos aceitar essa reforma. "Esse Congresso que aí está não tem autonomia para reformar a Constituição como querem”, afirmou a presidenta da CUT Minas e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, durante as manifestações.

Agendas - No próximo dia 20/03, haverá um café com os deputados federais, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 9h. “Queremos que eles se pronunciem contra essa reforma”. Já no dia 31/03, haverá o Congresso Extraordinário da CUT Minas. A ideia é aglutinar forças e e reunir parceiros para rememorar o golpe de 1964. Serão realizados debates em defesa da democracia, conjuntura e planos de lutas.

15/03 - Caminhada pelas ruas centrais de Belo Horizonte

15/03 - Praça Sete, em Belo Horizonte



Neste dia 15 de março, também engrossam o coro contra a PEC 287 (a Reforma da Previdência) em Minas Gerais, sindicatos CUTistas: Sindieletro/MG, Sindifisco-MG, Sind-Saúde MG, Sindibel Sindicato, os movimentos sociais e populares, Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo. Nessa luta levantando a bandeira contra a Reforma também estiveram o o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estudantes secundaristas e universitários, Levante Popular da Juventude e o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Várias manifestações foram realizadas pelos petroleiros e metalúrgicos ao longo da madrugada. Os metroviários também paralisaram suas atividades.

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindifisco-MG), Lindolfo Fernandes de Castro, afirmou que a reforma é na verdade o desmonte da Previdência. Ele disse que os números mostram que há superávit de R$ 11 bilhões na Seguridade Social, bem diferente do que o governo Temer vem anunciando. “Essa história de déficit é falácia.”

Jefferson Leandro Teixeira da Silva, coordenador-geral do Sindieletro-MG, lembrou que a categoria eletricitária também está unida às demais nessa luta. “Realizamos 70 assembleias em todo o Estado e a adesão é grande. Essa reforma significa exclusão e o fim de um direito tão importante como é o da aposentadoria”.


Endereços de site onde vocês podem obter mais informações sobre a greve em alguns estados:

Minas Gerais
www.sindutemg.org.br/greve nacional da educação

Paraíba
http://www.sinteppb.com.br/…/assembleia-geral-da-educacao-a…

Goiás
http://sintego.org.br/…/4738-em-assembleia-da-rede-estadual…

Distrito Federal

Fortaleza CE

Bahia

Mato Grosso do Sul
http://www.fetems.org.br/…/no…/categoria:1/menu:5/submenu:35

Pernambuco
http://www.sintepe.org.br/…/4505-trabalhadores-em-educacao-…

Paraná
http://www.cnte.org.br/…/17877-pr-sindicato-faz-defesa-da-e…
http://www.sismmac.org.br/…/prepare-se-para-greve-do-magist…

Rondônia
http://www.sintero.org.br/…/greve-geral-na-educacao-em-rond…

Rio Grande do Sul

Santa Catarina
http://sinte-sc.org.br/…/convocacao-para-assembleia-estadu…/

São Paulo
http://www.apeoesp.org.br/…/n-18-grande-assembleia-organiz…/
http://www.cnte.org.br/…/17842-sp-profissionais-de-educacao…

Alagoas
http://www.sinteal.org.br/…/educadores-de-todo-o-pais-entr…/

Rio Grande do Norte
http://www.cnte.org.br/…/17854-rn-assembleia-unificada-apro…

Espírito Santo
http://sindiupes.org.br/…/15-de-marco-paralisacao-nacional…/

Maranhão
http://sinproesemma.org.br/…/sinproesemma-convoca-educador…/

Sergipe
http://www.sintese.org.br/…/7187-professores-de-sergipe-del…

Amapá

Com informações da CUT/MG


15/03 - Praça da Assembleia Legislativa, Belo Horizonte


15/03 - Praça da Assembleia Legislativa, Belo Horizonte


15/03 - Praça da Assembleia Legislativa, Belo Horizonte


15/03 - Audiência pública - Assembleia Legislativa, Belo Horizonte


15/03 - Praça da Assembleia Legislativa, Belo Horizonte


Fotos: Lidyane Ponciano FotoImagem/Sind-UTE/MG

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com