terça-feira, 9 de abril de 2013

O que queremos para a escola? E como queremos? (por Cinthia Rodrigues)

do portal iG

Ao sair da escola estadual Claudio Abramo, que tem uma direção reacionária e um dos melhores Índices de Educação do Estado de São Paulo (Idesp) apesar da comunidade carente e violenta (ler matéria) em que se situa, me vieram à cabeça as tirinhas “O que queremos? E como queremos?”
Pensei em como me sentiria se meus filhos estudassem em uma instituição assim. Certamente um pouco de disciplina traz tranquilidade e levar os alunos a escrever longas redações desde o 2º ano é louvável. Mas o aprendizado imposto por um regime autoritário acarretaria privações e daria exemplos contrários à cidadania que gostaria de ver neles, portanto, o “que” não valeria o “como”.
Essa não é a primeira vez que gestões extremamente rígidas explicam ótimos indicadores em avaliações padrão. Se a falta de transparência na divulgação do Idesp não permitiu muitas análises, essa é uma reflexão que pode ser feita:  O que queremos para a escola? E como? A atual forma de avaliar a educação mostra incoerência nas respostas às duas perguntas.
*colaborarou a comunidade “O que queremos”

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com