domingo, 14 de maio de 2017

"Quem Luta Educa" realiza plenária de organização em Baependi

No último sábado, 13 de maio, ativistas e militantes de entidades sindicais e movimentos sociais se encontraram na cidade de Baependi, no Sul de Minas Gerais, em plenária micro-regional do coletivo Quem Luta Educa. O objetivo da atividade foi debater a organização desse coletivo na região do Circuito das Águas.


O "Quem Luta Educa" é uma articulação de sindicatos, organizações e movimentos sociais, com o objetivo de estabelecer uma unidade em defesa da classe trabalhadora, da juventude, das minorias e do povo em geral, articulando lutas e mobilizações em prol de uma sociedade justa e igualitária. Surgida em 2011 em decorrência da maior greve da educação pública mineira, que durou 112 dias, o Quem Luta Educa é o resultado da solidariedade de classe estabelecida por movimentos sociais em Minas Gerais a partir de então. Agora, em 2017, começa a se estabelecer no sul do estado.

A Plenária em Baependi contou com a presença de diversas entidades, como o Sind-UTE/MG (subsede Caxambu), a CUT/MG, a ADERE/MG (Articulação dos Empregados Rurais de Minas Gerais), do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do Coletivo Quilombo e da Via Campesina. A presidenta da CUT/MG e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, esteve presente na mesa de conjuntura, apresentando sua análise sobre a situação política do Brasil e contribuindo para o debate coletivo. Além desse momento, debateu-se a organização efetiva do Quem Luta Educa na região, sua comissão local e as causas a serem trabalhadas a curto/médio prazo.

"A construção do Quem Luta Educa em nossa região é uma tarefa importante para nós. Com ele, poderemos estabelecer uma unidade e, principalmente, uma solidariedade de classe entre os trabalhadores e a juventude organizados no Circuito das Águas. Precisamos quebrar o isolamento; os problemas enfrentados por alguns são os problemas enfrentados - mesmo que indiretamente - por todos. O isolamento nos enfraquece, a união nos fortalece", disse Cássio Diniz, professor e diretor estadual do Sind-UTE/MG.

Fotos: Arlisson Neves

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com