quarta-feira, 24 de maio de 2017

Organizar e mobilizar as redes municipais: entrevista com a professora Carla Fernandes

Na noite dessa terça-feira, 23 de maio, entrevistamos Carla Fernandes, professora da rede municipal de Caxambu e diretora do Sind-UTE/MG subsede Caxambu, que no último sábado participou do Encontro de Redes Municipais organizado pelo sindicato em Belo Horizonte



1)      Qual a importância do Sind-UTE/MG organizar um encontro com as redes municipais?

A importância do Sind-UTE/MG está no sentido de fortalecer a organização sindical das redes municipais, dando respaldo no sentido da formação e também da orientação de maneira como a luta da categoria deve ser realizada. No encontro em Belo Horizonte, no último dia 20, foi muito claro o papel fundamental do Sind-UTE/MG na organização das redes que buscaram no sindicato a orientação para a construção de uma pauta articulada entre as demandas locais e nacionais. Nesse momento de dissenso, o crescimento da mobilização e a busca da filiação sindical é o sinal de fortalecimento da classe trabalhadora.

2)      Você acha que a rede municipal de Caxambu está mobilizada e organizada?

Acredito que a rede municipal de Caxambu está organizada e mobilizada, pois busca melhores condições de trabalho e salários. O fortalecimento dá categoria se dá através das conquistas e da certeza de que só a luta garante a vitória.

3)   No dia seguinte a essa reunião, você participou de uma manifestação que exigia Fora Temer e Diretas Já. Como essas "bandeiras" influenciam a categoria em Caxambu e qual a importância dos trabalhadores em educação de Caxambu aderirem a essa luta?

A rede municipal de Caxambu está mobilizada no sentido que respondeu sempre positivamente as paralisações, entendendo que as pautas nacionais contra as reformas nefastas do governo ilegítimo prejudicam a classe trabalhadora, e também entendeu que lutar contra as reformas trabalhista, da Previdência e contra a terceirização é lutar a favor do futuro de seus filhos, sobrinhos e alunos.
Acredito que hoje as bandeiras “Fora Temer” e “Diretas Já” estão incorporadas às lutas dos trabalhadores, pois através delas poderemos restabelecer o Estado democrático de direito e ao participar da manifestação em Belo Horizonte no dia 21 tive a certeza de que estamos do lado certo da história, que é o que defende a democracia e  a classe trabalhadora.



    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com