sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Trabalhadores em educação realizam assembleia regional em Caxambu

Na última quinta-feira, 1º de setembro, trabalhadores em educação das redes estadual e municipal de Caxambu realizaram assembleia regional para debater a atual conjuntura e deliberar diversos assuntos pertinentes à categoria.


A tônica do debate se deu  pela análise de conjuntura nacional, estadual e municipal. Foram apresentadas as principais demandas das categorias estaduais e municipais, como os problemas ainda enfrentados com o governo do Estado, como o não pagamento dos retroativos do reajuste de fevereiro, março e abril, o rateio de janeiro dos ex-efetivados e o descumprimento do acordo com os servidores das SRE's. Foi reafirmado o compromisso da Assembleia Estadual da rede estadual em Belo Horizonte no dia 9 de setembro, com paralisação total das atividades nas escolas e SRE's.

Porém, o mais preocupante ficou por conta da conjuntura nacional. A série de ataques que estão se dando sobre a classe trabalhadora é gigantesco, caracterizando claramente e abertamente que o golpe que se desencadeou no Brasil é sobretudo sobre a classe trabalhadora. (Leia aqui a série de ataques contra os trabalhadores). Por isso, a necessidade de se construir uma resistência efetiva contra o governo golpista e em torno da defesa dos direitos dos trabalhadores, da educação pública e do povo brasileiro.

Os trabalhadores em educação reunidos também deliberaram e aprovaram a "Carta-compromisso da Educação e dos Educadores", que apresentaremos à todos os candidatos a prefeito de Caxambu, pedindo que assumam publicamente os compromissos com os trabalhadores em educação. Decidiu-se também que o Sind-UTE/MG irá organizar um evento público convidando todos os candidatos para a assinatura da carta. (em breve divulgaremos)

O professor Diogo Alvim, do grupo de trabalho Pedagógico da subsede Caxambu apresentou à assembleia a proposta de realização do Fórum Regional Pedagógico, que envolverá os trabalhadores em educação nesse importante debate educacional, inserido no contexto da realização da Conferência Estadual de Educação do Sind-UTE/MG, que será realizado em novembro. O Fórum Regional ainda terá a data e local definidos.


E por último, como constava na convocatória da assembleia, foram eleitos os dois novos diretores do Sind-UTE/MG subsede Caxambu, em substituição a outros dois que se afastaram em definitivo. Os eleitos foram a professora Carla Fernandez (Escola Municipal Pinguinho de Gente) e o professor Julio Alfaro Diaz (Centro de Educação Profissionalizante - estadual), ambos filiados a mais de seis meses ao sindicato.



    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com