domingo, 26 de setembro de 2010

Construindo um Sindicato pela Base


De vez em quando ouvimos alguns colegas nos perguntar: “quanto de aumento o sindicato conseguiu para nós?” ou “o que o sindicato está fazendo por nós?”. Infelizmente estas perguntas refletem uma cultura imposta durante anos aos trabalhadores no Brasil.

Essa cultura desestimulou a consciência de classe e individualizou as nossas relações, distanciando cada vez mais a categoria de seu sindicato. Perdemos o que construímos nos anos 80 através de maravilhosas lutas e sofremos, dia a dia, ataques dos nossos opressores, seja financeiramente ou repressivamente.

Hoje estamos enfrentando um novo desafio. Queremos resgatar a luta dos trabalhadores em educação de nossa região. E esta é a tarefa de nossa subsede. Um sindicato vivo, combativo, participativo e democrático.

Mas não bastam palavras bonitas para que ele se torne este sindicato. Para que isso ocorra é necessário tomar como princípio dois elementos básicos: independência e democracia de base.
Mas o que são?

O sindicato deve ser totalmente independente do patrão, no nosso caso o governo. Não se pode defender os interesses da categoria se existe uma ligação com o governo, que tem interesses opostos aos nossos. Buscar sempre a independência do capital, de políticos e afins torna-se uma bandeira importantíssima.

Já a democracia de base é fundamental para que o sindicato cumpra com os seus objetivos e não se burocratize. Como já foi dito, o sindicato é apenas um instrumento dos trabalhadores, e não o seu tutor. Mas para que isso ocorra é necessário garantir a participação ativa da base (da categoria) nos encaminhamentos e decisões.

É por isso que o Sind-UTE/MG subsede de Caxambu está formando o seu Conselho de RE’s (representantes de escola). Os representantes, eleitos em cada turno de cada escola, terão o papel de delegados sindicais no seu local de trabalho. Mais do que representar o sindicato nas escolas, eles representarão democraticamente seus colegas no sindicato, propondo, cobrando e contribuindo organicamente para a luta dos trabalhadores.

Em nossa caravana estamos elegendo os representantes de escola. Mas não é necessário esperar pela nossa visita. Faça a eleição em sua escola e eleja seus representantes. Entre em contato conosco e receba as instruções e a ata de votação. Faça parte desta luta também, porque unidos somos muito mais fortes!

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com