sexta-feira, 13 de julho de 2018

Sind-UTE/MG se reúne com Governo do Estado e cobra soluções para demandas da educação

Fonte: site estadual do Sind-UTE/MG

Na última quinta-feira (12/07/18) ocorreu uma agenda de reunião entre o Governo do Estado e o Sind-UTE/MG.

Durante a reunião, o Sindicato cobrou soluções para o atraso e parcelamentos dos salários dos/as trabalhadores/as em educação, destacando as enormes dificuldades que os/as servidores/as sofrem com o atraso dos pagamentos, destacando que o pagamento deve ocorrer até o 5º dia útil.

O governo alegou dificuldades financeiras e disse que não consegue realizar os pagamentos no 5º dia útil e por isso ocorreram os parcelamento, mas, assumiu o compromisso de apresentar e cumprir a escala de pagamento até dezembro com a 1ª parcela de até R$1,500,00 para ativos e aposentados/as, entre os dias 13 e 15 de cada mês; 2ª parcela entre os dias 23 e 25 e a 3ª parcela no último dia do mês.

Sindicato também cobra do governo posição em relação à PEC 49

Os representantes do Sindicato fizeram o debate sobre a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC 49) com a finalidade de inserir a política do Piso na Constituição do Estado e corrigir a dívida que Minas Gerais tem com os/as trabalhadores/as em educação.

Cobrou do governo que ele dialogue com a sua base para que a aprovação da emenda aconteça o mais breve possível. O governo afirmou que fará o diálogo com a base para garantir o quórum e aprovação da PEC, manifestando seu posicionamento favorável à mesma.

Por fim, foi feita, pelo Sindicato, a cobrança de mais nomeações. E, em relação a esse ponto, os Secretários presentes se comprometeram com o cumprimento da meta de nomeações e farão no final de julho 1.200 novas nomeações do concurso 2014 e iniciarão o processo de nomeações do concurso edital/2017, no segundo semestre.

O governo afirmou ainda que está regularizando os repasses IPSEMG, IPSM, FUNDEB para municípios e consignados dos servidores junto à rede bancária.

O Sindicato pressionou também em relação à necessidade de repactuação do calendário 2018 e a não penalização de quem fez a luta, especialmente designados/as e EJA e nesse sentido, o governo afirmou que enviará para avaliação, até esta sexta-feira (13/07/18), minuta contendo proposta para recomposição do calendário, considerando os critérios do ano anterior e as especificidades do ano em curso, qual seja, atraso no início do ano letivo, greve dos caminhoneiros e copa do mundo.

O Sind-UTE/MG realizará, na próxima quarta-feira (18/07/18), conselho geral para avaliar a campanha salarial educacional 2018.

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com