Na última sexta-feira (03 de julho) os diretores do Sind-UTE/MG subsede Caxambu se reuniram com a diretora educacional Adelaide Maria Casas, gestora da SRE de Caxambu, para discutir demandas e problemas enfrentados hoje pela categoria em nossa região. Este foi o primeiro encontro institucional entre as partes, fato este que não ocorreu nos últimos quatro anos por negação da antiga gestora.
Nessa reunião, além das apresentações formais, discutiu-se a nova política remuneratória e seu impacto na categoria. Também foram apresentados alguns questionamentos como a política de solução e inibição às práticas de assédio moral e o andamento dos processos de aposentadoria dos servidores ex-lei 100 que poderão se aposentar até 31 de dezembro se cumprirem os requisitos.
Sobre o primeiro ponto, a diretora Adelaide nos informou que a SRE está dando prosseguimento aos trâmites legais, e que todas as denúncias que chegam pela ouvidoria geral da SEE/MG na SRE estão sendo averiguadas e investigadas, e estão sendo tomadas as devidas providências. Sobre o segundo ponto, a diretora informou que a ALMG tinha desaprovado - por meio da PEC 45 - a aposentadoria dos servidores. Porém, no mesmo dia a tarde (sexta), o governo estadual anunciou o acordo com o Ministério da Previdência, autorizando a aposentadoria dos mesmos.
Ao final, as partes deliberaram por uma nova reunião, a ser agendada em breve.
A diretora da SRE Caxambu Adelaide Maria Casas, e os diretores do Sind-UTE/MG, Magnus Luderer, Selma Maria, Mauricéa Vanja e Cássio Diniz