Nessa quinta-feira (09/07), os servidores em educação das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), vindos de todas as regiões do Estado e do Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação (SEE) fizeram mobilização no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A atividade faz parte do calendário de mobilização aprovado na assembléia realizada no dia 25 de junho. A próxima atividade será Assembleia, com paralisação e indicativo de greve, marcada para acontecer no próximo dia 15 de julho, em Belo Horizonte.
A mobilização contou com a participação de trabalhadores de 37 SREs e mais Órgão Central.
A diretora estadual do Sind-UTE/MG e Secretária de Organização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (CNTE), Marilda de Abreu Araújo e a diretora estadual do Sind-UTE, Maria Helena Gabriel, conduziram os trabalhos, lembrando sempre que a luta é coletiva, no entanto, para que ela alcance o objetivo proposto é preciso que cada um faça a sua parte, que participe efetivamente. “Nós sabemos que vocês vieram de longe, alguns percorreram mais de até 500 km de estrada para estar aqui fazendo esse enfrentamento. Como alguns relataram, muitas vezes, até sofrendo ameaças, mas é preciso continuar. Não podemos recuar”, destacou Marilda Abreu.
Por sua vez, Maria Helena Gabriel, lembrou o crescente da mobilização, das visitas feitas pelos diretores e coordenadores de Subsedes no interior às Superintendências, para conclamar a todos para que continuem mobiliados.
Luiz Carlos Silva da Cunha, da SRE de Pouso Alegre, diretor estadual do Sind-UTE/MG e Abdon Geraldo Guimarães (o Bidu), diretor estadual, e da SRE de Varginha, avaliam a importância da união de todos para a garantia das conquistas almejadas e pediram que cada um faça o convencimento de seus colegas em suas regiões, trazendo-os para a Assembleia do dia 15. Também lembraram o aparelhamento que o governo anterior fez das SREs para fins eleitoreiros e das perdas que todos vêm amargando todos esses anos.
Pela executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Shakespeare Martins (o Shake) marcou presença levando a solidariedade da Central à categoria. Na oportunidade, lembrou das lutas travadas por outros trabalhadores em busca de seus direitos e ressaltou que só a união em torno de objetivos comuns é capa de promover conquistas.
Caravanas
As caravanas vieram de todas as regiões do Estado, numa demonstração de força coletiva que cresce em busca da correção das distorções em suas carreiras. Representantes de cada SRE e do Órgão Central fizeram avaliações em grupo das suas mobilizações por local de trabalho.
Balanço
A mobilização dessa quinta-feira mostrou o quanto o movimento é crescente nas SREs e Órgão Central. A adesão alcançou os seguintes índices: Juiz de Fora, 95%/ Curvelo, 100%/ Uberlândia, 90%/ Montes Claros, 75%/ Metropolitana B, 60%/ Diamantina, 95%/ Caratinga, 40%/ Leopoldina, 75%/ Araçuaí, 80%/ Divinópolis, 95%/ Uberaba, 95% / Governador Valadares, 90%/ Coronel Fabriciano, 30%/ Ponte Nova, 80%/ Ubá, 70%/ Barbacena, 55%/ Passos 30%; Guanhães 30%; Janaúba, 40%/ Pirapora, 50%/ Metropolitana A, 80%/ Teófilo Otoni, 50%.
Nas galerias da ALMG
Após as avaliações no Pátio da ALMG, os manifestantes ocuparam as galerias do Plenário para marcar presença e chamar a atenção dos deputados.
Pauta de Reivindicações
Conforme o Sindicato já divulgou, toda a pauta de reivindicações dos servidores das SREs e do Órgão Central já está nas mãos do Governador do Estado. São demandas que pontuam a necessidade do executivo proceder, a correção nas tabelas salariais. Como o governo já retirou o nível médio da carreira do professor, a referência a ser reivindicada para correrão das tabelas de Técnico da Educação (antes ATE), Assistente da Educação e Assistente Técnico da Educação Básica é 85% do vencimento inicial do Analista Educacional. Além da correção, o Sindicato solicitou ao Governo que as tabelas das carreiras citadas no ponto anterior fiquem vinculadas à tabela da carreira do Analista Educacional. Permanecem as reivindicações de aplicação da tabela do Analista educacional com função de Inspeção Escolar para o Analista Educacional e modificação do corte para considerar o estágio probatório para promoção por escolaridade de 2008 para 2002.
Calendário de luta
15/07: paralisação das atividades das SREs e Órgão Central para Assembleia, com indicativo de greve, em Belo Horizonte.
Trabalhadores das SREs, mobilizados, se reuniram na ALMG em 09/07. No próximo dia 15, realizam Assembleia com paralisação total das atividades e indicativo de greve
09/07/15 - Pátio ALMG - A mobilização contou com a participação de trabalhadores de 37 SREs e mais Órgão Central
09/07/15 - Pátio ALMG - A mobilização contou com a participação de trabalhadores de 37 SREs e mais Órgão Central
Servidores em educação de 37 SREs, de todas as regiões do Estado e do Órgão Central da SEE, realizaram dia 09/07, mobilização no pátio da ALMG