quinta-feira, 24 de outubro de 2013

No Pará, educadores em greve ocupam prédio sede da Secretaria de Educação do Estado

Os trabalhadores em Educação do Estado do Pará ocuparam na manhã desta quarta-feira (23), o prédio sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Hoje a greve da categoria completa um mês.

A categoria luta pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) unificado, pagamento retroativo do piso referente a 2011, jornada de trabalho com no mínimo 1/3 para hora atividade, além das reformas das escolas que ainda não foram sanadas.

Nesta quinta-feira (24), haverá assembleia com os educadores no prédio ocupado da Seduc, às 9h.

Segundo Abel, a greve é um reflexo do profundo descaso do governador do estado Simão Jatene (PSDB) com a educação em seus três anos de governo. À falta de água, de ventilação e até de cadeiras nas salas de aula, somam-se a desvalorização da carreira dos educadores, cujo principal reflexo talvez seja o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde o Pará ocupa uma das piores posições. “A greve, na verdade, é por tudo isso. De fundo, lutamos por uma educação pública de qualidade”, afirmou Abel.

Educadores interditam rodovia na terça - Na terça-feira (22), os trabalhadores em Educação interditaram o trevo da Alça Viária, na rodovia Trans – Araparí durante toda a manhã. Diversos trabalhadores de Belém, Ananindeua, Moju, Santarém, Bragança, Igarapé-Miri, entre outros, bloquearam uma das vias de acesso aos municípios de Marabá e Abaetetuba, no interior do estado. O objetivo era dar visibilidade à greve, e pressionar o governo do Estado a atender as reivindicações dos trabalhadores.

O ato mostrou o grau de insatisfação da categoria frente a todos esses descasos. Entretanto, mais do que isso, mostrou que a categoria, além de insatisfeita, está com disposição para enfrentar a batalha de cabeça erguida e ir à luta. “Nós devemos fazer igual aos professores no Rio de Janeiro que estão em greve há três meses e não recuaram em momento algum. É preciso que sigamos em frente!”, afirmou Abel.

De acordo com o Sindicato da categoria, o Sintepp, a mobilização vai ser radicalizada caso o governo não apresente uma proposta que contemple as reivindicações da greve da categoria. A paralisação atinge 62 municípios e mais de 85% das escolas na capital do Pará, segundo o Sindicato.

Com informações de Thiago Cassiano

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com