quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Assembleia de trabalhadores em educação da rede municipal de Caxambu oficializa filiação da categoria ao Sind-UTE/MG

Nesta quinta-feira (04 de fevereiro) os trabalhadores em educação da rede municipal de Caxambu realizaram assembleia da categoria. Em pauta dois pontos importantes: a continuação da mobilização para o pagamento imediato de todo o 13º salário que a prefeitura deve aos servidores, e a filiação da rede municipal de educação ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - subsede Caxambu.

Sobre a primeira questão, a diretora do Sind-UTE/MG Lourdes Regina - a Teca - descreveu todo o andamento da mobilização desde o final do ano passado. Ressaltou as reuniões públicas realizadas pelo sindicato à pedido da categoria e a deliberação de diversas ações, como: calendário de mobilização na primeira semana de aula, requerimentos à prefeitura questionando o não pagamento do 13º (até hoje sem resposta oficial ao Sind-UTE/MG), divulgação da situação de ilegalidade da prefeitura para a sociedade pela mídia e redes sociais, e representação ao Ministério Público informando a falta do 13º.

A diretora ressaltou que a mobilização da categoria e as ações do sindicato proporcionaram uma pequena vitória parcial, que foi o pagamento da 1ª parcela do 13º, além da atuação do Ministério Público, que questionou a prefeitura por uma série de ilegalidades existentes. Já o diretor estadual do Sind-UTE/MG Cássio Diniz ressaltou que isso ainda é muito pouco, e que é um absurdo a prefeitura impor (e não combinar, como ele disse) que a 2º parcela seja paga somente em 13 de ABRIL. "O chefe do executivo municipal falta com a verdade ao dizer que tudo está resolvido, fingindo que os problemas salariais não existem", disse Cássio. Por isso a necessidade de uma mobilização mais forte dos trabalhadores em educação da rede municipal, e que o recuo só trará a derrota.

Após as discussões, foi aprovada uma série de ações de mobilização e atuações junto à órgãos competentes para as próximas semanas.

Outros setores: o servidor Luciano, em sua fala, parabenizou os educadores caxambuenses por sua luta e apontou a necessidade dela expandir para todo o funcionalismo público municipal. E pediu para o Sind-UTE/MG ajudar também a  mobilização dos demais setores, pois o sindicato dos servidores não está atuando.

Filiação: como segundo ponto da pauta, os presentes debateram sobre a filiação da rede municipal ao Sind-UTE/MG Caxambu. As falas ressaltaram a importância dos trabalhadores em educação se organizarem sindicalmente em uma entidade forte, combativa, participativa e democrática, como o único caminho para as conquistas da categoria. Ao final, a assembleia aprovou por unanimidade a filiação da rede municipal de educação ao Sind-UTE/MG subsede Caxambu. Agora, começa a tarefa das filiações individuais.

"Essa conquista organizacional é apenas uma primeira etapa de nossa luta. O que todos nós queremos é a defesa dos direitos dos trabalhadores em educação e a conquista de suas reivindicações", disse Cássio Diniz após a assembleia. "Não basta apenas se sindicalizar, é necessário a plena participação da categoria nas mobilizações e decisões do sindicato, que não se resumem a um prédio ou a sua diretoria. Se muitos continuarem a apenas esperar que os outros lutem por eles ou ficarem paralisados pelo medo, podem ter certeza que não venceremos."

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com