quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Trabalhadoras em educação da rede municipal de Caxambu se reúnem em plenária sindical para debaterem as contratações temporárias para 2018

Na tarde dessa quarta-feira (21/12), as trabalhadoras em educação (professoras e auxiliares de creche) da rede municipal de Caxambu se reuniram em plenária convocada pelo Sind-UTE/MG para debaterem a situação das contratações temporárias para o ano de 2017.

O clima de insegurança marcou a categoria na última semana - principalmente as profissionais que tem o vínculo precário de trabalho - quando foi aprovado na Câmara a emenda do Processo Seletivo Simplificado no projeto de lei das contratações temporárias da educação.

Após intenso debate, as presentes aprovaram a resolução de não concordarem com a forma como foi colocado o PSS no projeto de lei, atropelando o diálogo coletivo com os trabalhadores em educação da cidade, os principais interessados no assunto. Respeitando essa decisão, o Sind-UTE/MG pedirá, junto ao Executivo e à Câmara Municipal, a suspensão momentânea dessa medida. Além disso, devido ao todo contexto apontado pela categoria, solicitará a realização das contratações temporárias como nos anos anteriores até a realização do concurso público para o provimento efetivo de cargos na Educação, como determina a Constituição Federal.

Na continuidade da plenária, as presentes discutiram também as alternativas caso não se logre a mudança da situação. Para o caso de se manter o PSS, as professoras e auxiliares debateram um conjunto de critérios a serem considerados no processo seletivo. Essa proposta já foi entregue ao Executivo municipal, por meio da Secretaria de Educação.






    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com