Nesta segunda-feira, 11/12/17, o Sind-UTE/MG apresentou à Secretaria de Estado da Educação (SEE) alterações em regras para a designação de Auxiliar de Serviços da Educação Básica (ASBs), que acontece neste sábado, dia 16 de dezembro.
A primeira delas trata da proibição de quem está em afastamento legal de concorrer a designação. O Sindicato discorda da proibição, considerando que as pessoas precisam estar aptas no dia 01/02/18. A proibição agora só impediria pessoas de participarem do processo e que estarão aptas quando começar a vigência do contrato. É um processo novo de contratação que acontece ainda na vigência do ano anterior ao contrato. Então é preciso compreender as especificidades que surgem e não estabelecer regras que excluam as pessoas.
A segunda questão diz respeito ao agendamento de perícia médica que só tem vaga após o dia 16/12. O Sindicato solicitou que o resultado da mesma possa ser apresentado após a designação como aconteceu em 2016.
O outro ponto que precisa ser feito é a dispensa de todos os profissionais que estarão trabalhando no dia para que passam participar da designação.
Aguardamos o retorno da Secretaria sobre estas questões.