domingo, 14 de agosto de 2016

Educadores participam em Pouso Alegre do Encontro Regional das subsedes do Sind-UTE/MG

No último dia 13 de agosto, sábado véspera do Dia dos Pais, trabalhadores em educação que são conselheiros gerais, diretores de subsedes e diretores estaduais, participaram do Encontro Regional Sul de Minas do Sind-UTE/MG, na cidade de Pouso Alegre.

O objetivo foi debater a atual situação dos trabalhadores em educação de Minas e o contexto nacional e estadual, como também traçar as mobilizações em nossa região. Participaram ativistas das subsedes de Campo Belo, Campestre, Caxambu, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

A conjuntura nacional e estadual foi a primeira temática do dia. O professor Cássio Diniz, diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da subsede Caxambu fez uma breve análise conjuntural, apontando que o Golpe existente no pais se dá principalmente sobre a classe trabalhadora brasileira. "Esses ataques já começaram de forma brutal já nesses primeiros meses, como a diminuição das políticas sociais e a retirada de direitos trabalhistas. Nesse caso, iniciaram com a aprovação do PLP 257/16, que sob o argumento de renegociar as dívidas dos Estados com a União, o governo federal impõe uma série de medidas que acabam com os direitos dos servidores públicos, como a estabilidade no emprego e congela salários e promoções, proíbe concursos e também ataca a aposentadoria especial dos professores. Mas os ataques não param aí. O governo golpista já sinaliza oficialmente mudanças nas leis trabalhistas da iniciativa privada, visando acabar com os direitos históricos dos trabalhadores, e já está a pleno vapor as ações objetivando a Reforma da Previdência que forçará os brasileiros a trabalharem até os 70 anos". Cássio também salientou que em Minas Gerais os trabalhadores em educação da rede estadual ainda enfrentam a má vontade do governo do Estado, ao não pagar os retroativos do aumento de 11,36% dos meses de fevereiro, março e abril, ao parcelar e atrasar os salários dos servidores e ao não cumprir o acordo com os trabalhadores das Superintendências Regionais de Ensino. "As próximas semanas serão cruciais. Somente com a forte mobilização da categoria e da classe trabalhadora é que poderemos reverter esses ataques", salientou o professor.

Após, o diretor estadual e coordenador da subsede Pouso Alegre, Luiz Carlos da Silva, fez um breve relato da situação da luta dos servidores das SRE's, denunciando a falta de compromisso do governador Pimentel com o acordo que encerrou a greve do segmento em 2015, e as tentativas de repressão do governo contra os trabalhadores nas últimas semanas.

Várias foram as falas sobre a necessidade de luta e mobilização, e nesse momento começou a traçar as estratégias que serão tomadas a nível regional. Abdon Guimarães, da subsede Varginha e da direção estadual, explicou o calendário de mobilizações aprovada no Conselho Geral do sindicato realizado no dia 29 de julho, e apontou o 9 de setembro como o dia mais importante de luta no próximo mês. "Nesse dia estamos chamando o 'Dia Estadual de Cobrança ao Governador', com paralisação total das atividades nas escolas e SRE's de todo o Estado, e uma assembleia de trabalhadores de todas as regiões em frente a ALMG, para decidir os rumos do movimento".

O presidente da CUT Sul de Minas e coordenador da subsede do Sind-UTE/MG em Campo Belo, Vauvenargues Lopes, explicou sobre a construção da unidade entre a luta dos trabalhadores em educação com os demais movimentos sociais da região. Anunciou que no dia 20 de agosto ocorrerá uma Plenária do movimento Quem Luta Educa, que irá tratar da unificação da Frente Brasil Popular de todo o Sul de Minas.

Por fim, os presentes decidiram e fecharam acordo com a regionalização do Departamento Jurídico do Sind-UTE/MG no Sul de Minas. A partir de agora, o sindicato efetivará o processo de contratação de um advogado, que em breve atuará presencialmente nas nove subsedes do Sind-UTE/MG na região.




    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com