sábado, 23 de outubro de 2010

1ª Atividade de formação pedagógica da subsede

O Sind-UTE / MG subsede de Caxambu e região organizou sua primeira atividade de formação pedagógica na última terça-feira, dia 19 de outubro, durante a realização da 33ª Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) na cidade de Caxambu, sul de Minas Gerais.

O evento teve como tema “Paulo Freire no século XXI”, e contou com as participações do professor do programa de pós-graduação em educação da UNINOVE / SP, Carlos Bauer, e da coordenadora geral do Sind-UTE / MG, Beatriz Cerqueira, além da mediação do coordenador da subsede de Caxambu, professor Cássio Diniz Hiro.

Os convidados debateram algumas das idéias de Paulo Freire e de como estas se relacionam com os dez primeiros anos do novo século, além das perspectivas para os anos vindouros. Todavia, no andamento da atividade, foram discutidos temas mais amplos e variados, graças à abertura que a diretoria da subsede e a própria mesa debatedora se propuseram a realizar. Estiveram presentes ao evento: alunas do curso Magistério da Escola Estadual Domingos Gonçalves de Mello, da cidade de Caxambu, profissionais da educação dos municípios de Cruzília, Conceição do Rio Verde e Pouso Alto, além de participantes da reunião da Anped. Ao todo, mais de cem pessoas se reuniram na Biblioteca da Escola Estadual Ruth Martins de Almeida para, mais do que ouvirem passivamente, participarem intensamente das discussões.

Ao término das considerações, em todos permaneceu a certeza de que o pensamento freireano é verdadeiramente atual, pois há conflitos de interesses, desigualdades e preconceitos que geram grandes parcelas de oprimidos. Neste caso, os oprimidos seríamos nós, os trabalhadores e trabalhadoras em educação que vemos, todos os dias, nossos direitos à dignidade e à realização profissional e pessoal serem negados por políticas perversas e descomprometidas, sobretudo aquelas que partem do governo do Estado. Portanto, nós, os educadores e educadoras devemos nos aprofundar na realidade onde atuamos e nos posicionarmos diante desta realidade, através do reconhecimento daqueles momentos em que vivemos a condição de opressores e/ou oprimidos (certamente reconheceremos muito mais esta última). Assim, à leitura do mundo, devemos prosseguir com o engajamento verdadeiro no processo de organização para defesa dos nossos direitos e de toda sociedade: este é o único meio de alcançarmos a justiça social.

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com