segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conselho Geral e Encontro com candidatos ao governo de Minas Gerais


domingo, 29 de agosto de 2010

Boletim Informa nº 17 - O informativo da sede central do Sind-UTE/MG

Baixe aqui a versão pdf.

sábado, 28 de agosto de 2010

Sind-UTE/MG subsede Caxambu e Região protocola novo ofício na SRE Caxambu

Nesta sexta-feira o Sind-UTE/MG subsede Caxambu e região protocolou na Superintendência Regional de Ensino local um novo ofício pedindo a correção do ofício encaminhado para as escolas, que contém informações não condizentes com os encaminhamentos tirados na reunião entre a direção estadual do sindicato e os representantes da SEE/MG e SEPLAG/MG.
.
Esta reunião, ocorrida na última terça-feira, tirou que os que estavam de afastamento legal (licença médica ou férias-prêmio) durante o período de greve não precisarão participar das reposições e que não podem sofrer qualquer tipo de punição ou prejuízo em suas vidas funcionais.
.
Na última quinta-feira (26/08) a Superintendência Regional de Ensino de Caxambu encaminhou ofícios para as escolas estaduais da região, informando que os servidores que estavam de licença-médica ou férias-prêmio durante o período de greve terão que repor, independente da situação legal de seu afastamento.
.
Segue na íntegra o ofício encaminhado para a SRE Caxambu:

Exmo. Sr.
Marcelo de Castro Figueiredo
DD. Diretor II da Superintendência Regional de Ensino de Caxambu
Data: 27/08/2010
.
O Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) subsede Caxambu e região, vem por meio deste informar que o ofício encaminhado pela Superintendência Regional de Ensino de Caxambu para as escolas contém informações que não condizem com os encaminhamentos tirados durante reunião realizada entre representantes da SEPLAG/MG, da SEE/MG e da direção estadual do Sind-UTE/MG, na última terça-feira (24/08).

Segundo os encaminhamentos, os servidores que estavam de férias-prêmio ou licença-médica (e maternidade/paternidade) durante o período de greve, estavam em afastamento legal e não são obrigados a participar das reposições, sem prejuízo funcional do mesmo.

Solicitamos que realize as devidas correções deste ofício e informe as decisões da reunião de terça-feira entre as partes.

Além disso, solicitamos resposta de nosso último ofício, protocolado no dia 18 de agosto, e que até agora não nos foi encaminhado.

Aguardamos retorno.
Atenciosamente.

Sind-UTE/MG
Subsede Caxambu e Região

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SIND-UTE/MG PARTICIPA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DA SEE/MG E SEPLAG/MG

Na última terça-feira (24/08) a direção estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – Sind-UTE/MG – participou da reunião com a Secretária de Planejamento Renata Vilhena, além de assessores da SEE/MG e SEPLAG/MG.

As demandas discutidas foram os termos do Acordo do dia 25 de maio, e que não estavam sendo respeitados pelo governo do estado. Entre eles estava o não prejuízo à vida funcional dos servidores.

Durante as últimas semanas o Sind-UTE/MG recebeu inúmeras reclamações de trabalhadores que estavam de licença-médica ou férias-prêmio durante o período de greve e que agora estavam sendo obrigados pelas SRE’s a reporem suas aulas. O sindicato avalia que eles estavam de afastamento legal e que não podem sofrer qualquer tipo de punição ou prejuízo em suas vidas funcionais.

Como resultado desta reunião, os representantes do governo aceitaram os argumentos e os que se encontram nesta situação não precisam participar da reposição.


Superintendência de Caxambu

Na última quinta-feira (26/08) a Superintendência Regional de Ensino de Caxambu encaminhou ofícios para as escolas estaduais da região, informando que os servidores que estavam de licença-médica ou férias-prêmio durante o período de greve terão que repor, independente da situação legal de seu afastamento.

O Sind-UTE/MG subsede de Caxambu e Região informa que este ofício contraria as decisões tomadas na reunião de terça-feira, ao informar de modo incorreto as determinações da SEPLAG. A subsede de Caxambu estará enviando ofício à SRE pedindo que faça a correção de seu documento e informe as decisões da reunião entre as partes.


Demais demandas

Os servidores que estão ou estarão de licença-médica e maternidade/paternidade no período de reposição também não precisarão repor aulas, sobre os mesmos argumentos acima. Já o caso daqueles de férias-prêmio, ainda não houve entendimento entre as partes.

O governo anunciou nesta reunião a publicação de edital do concurso público ainda em setembro, e realização da prova este ano. Já sobre o reposicionamento por tempo de serviço, o governo prometeu realizar antes da nova tabela salarial entrar em vigência.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Reunião entre Sind-UTE/MG e SEE/MG e SEPLAG

Ocorreu nesta terça-feira a reunião entre representantes do Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) e as secretárias Vanessa Guimarães (SEE) e Renata Vilhena (SEPLAG).
.
A pauta foi a cobrança dos termos do Acordo de 25 de maio, como o concurso público, a certificação de direção e o não prejuizo funcional dos licenciados e em férias.
.
Amanhã a direção estadual estará publicando o resultado da reunião em seu site. A subsede de Caxambu estará reenviando para as escolas e aos trabalhadores em educação da região. Além de publicá-lo aqui no blog.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Prêmio por Produtividade 2010

Chegou a pouco um importante comunicado da Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, diretamente do gabinete da Diretora II Valéria do Carmo Bento Borges. Segue a descrição :

Sr(a) Diretor(a)

Comunicamos que o Prêmio por Produtividade será pago em setembro - 5º dia útil. Favor dar ciência a todos os servidores.
Atenciosamente,
Valéria do Carmo Bento Borges
Diretora II - SRE Itajubá

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Triângulo Mineiro realiza Encontro Regional


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sind-UTE/MG subsede Caxambu protocola oficio à Superintendência Regional de Ensino

Nesta última quarta-feira (18 de agosto) o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de MInas Gerais (Sind-UTE/MG) subsede Caxambu e Região protocolou o oficio que questiona e pede explicações sobre as faltas compulsorias dos servidores licenciados e/ou em férias. Esperamos em breve obter as respostas por escrito a fim de debater com a categoria e buscar soluções.

Segue a transcrição do documento:

Exmo. Sr.
Marcelo de Castro Figueiredo
DD. Diretor II da Superintendência Regional de Ensino de Caxambu
Data: 18/08/2010

O Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) subsede Caxambu e região, vem por meio deste solicitar esclarecimentos a V. Sª. sobre as faltas compulsórias que os servidores de licença-médica ou férias-prêmio estão recebendo no período de reposição.

Conforme o Acordo de 25 de Maio, o governo estadual anistiou os participantes do movimento grevista de 2010 e garantiu o não prejuízo a vida funcional dos mesmos. A atual ação por parte da SEE/MG contraria essas determinações acordadas ao impor faltas nos casos acima citados.

Pedimos, gentilmente, que a Superintendência Regional de Ensino de Caxambu apresente por escrito as resoluções e/ou ofícios com as ordens para tal procedimento. Queremos estudar tais documentos a fim de esclarecer e avaliar em conjunto com a categoria.

Lembramos que no dia 24 de agosto a direção estadual do Sind-UTE/MG se reunirá com as secretárias Vanessa Guimarães (SEE) e Renata Vilhena (SEPLAG) para debater este e outros assuntos.

Aguardamos retorno.
Atenciosamente.



Sind-UTE/MG
subsede Caxambu e Região

Um momento para recordar

Vasculhando os arquivos digitar em busca de fotos para colocar no mural de nossa subsede, encontrei esta que para mim é bastante significativa. Não tem nenhuma bandeira, panfletos, nomes ou algo parecido. Há pessoas, cansadas (após mais uma assembleia estadual da categoria durante a greve), mas felizes por estarem participando de um momento histórico: A Grande Greve de 2010.

Varginha convoca trabalhadores/as em Educação para Plenária

Depois de Caxambu e Betim, chegou a vez dos/as trabalhadores/as em educação de Varginha realizarem Plenária, a exemplo de outras regiões e cidades que vêm organizando encontros, com o objetivo de avaliar a greve, bem como anunciar a Campanha de Filiação do Sind-UTE/MG.

O Sul de Minas está sendo convocado, e em Varginha, a Plenária acontecerá no próximo dia 22 de agosto, às 9 horas, no Clube Varginha, localizado à Rua Deputado Ribeiro Resende, 374, Centro.

Além do debate sobre os resultados da greve e a Campanha de Filiação, haverá esclarecimentos sobre a Lei 8975/2010 (que institui o subsídio).

Mais informações pelo telefone (35) 3222.3375

Participe! Sua presença é fundamental!

Sind-UTE/MG inaugura Núcleo em Oliveira

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) acaba de inaugurar mais um núcleo, desta vez em Oliveira, região Centro-oeste de Minas. No último dia 12 de agosto, as cidades de Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Oliveira, Passa Tempo, Piracema, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula passaram a ter um espaço vinculado à subsede de Divinópolis. O evento de inauguração aconteceu na Escola Estadual Professor Pinheiro Campos, em Oliveira, e contou com a presença de diretores estaduais do Sind-UTE/MG.

Para a professora Isbela Maria de Avelar, que compõe o núcleo de Oliveira, a criação do espaço é a realização de um grande sonho dos/as trabalhadores/as em educação de Oliveira e região. “A chegada desse núcleo serve para fortalecer ainda mais o nosso movimento. Durante a greve, nos reunimos diversas vezes e avaliamos positivamente a importância de ter um local para discutirmos questões inerentes aos interesses da categoria e da educação em nossa região. Agora precisamos conquistar mais filiações, mas a confiança entre todos aqueles que fazem parte desse núcleo é visível para alcançar nosso objetivo”, disse.

Para a diretora Marilda de Abreu Araújo, a inauguração do Núcleo na região é a comprovação de que os/as trabalhadores/as em Educação estão cada vez mais organizados/as para a luta. “Representa um novo momento para o Centro-oeste mineiro, e juntamente com a unidade de outras regiões, estamos apostando no trabalho de tornar o nosso Sind-UTE/MG ainda mais forte e organizado”, acredita.

A coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, credita à inauguração do Núcleo em Oliveira ao forte trabalho de organização e disposição apresentadas pela região durante a greve. Os/as trabalhadores/as se mobilizaram e participaram ativamente da greve, constituíram fortes comandos de paralisação e demonstraram muita disposição para a luta. “Aí está a prova de que este núcleo, que certamente virará subsede em breve, é merecedor dessa nova conquista”, avalia.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sind-UTE/MG subsede Caxambu encaminhará oficio à SRE Caxambu

Amanhã, 18 de agosto, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), através da subsede Caxambu e Região, estará encaminhando oficio a Superitendência Regional de Ensino da cidade.
.
O objetivo do oficio é cobrar esclarecimentos sobre as faltas compulsórias dos trabalhadores em educação que participaram da greve e que agora estão de licença-saúde ou férias-prêmio. Além disso pede apresentação de oficios-circulares e resoluções com a ordem para tal procedimento.
.
Acreditamos que estas faltas compulsórias, nestes casos, contrariam o Acordo de 25 de Maio, que anistia os participantes do movimento grevista e que garante o não prejuízo a suas vidas funcionais.
.
O oficio será protocolado e em breve esperamos respostas por escrito, a fim de analisarmos em conjunto com a categoria.

domingo, 15 de agosto de 2010

Trabalhadores em Educação sofrem mais uma vez com desrespeito do governo de Minas

Nos últimos dias temos recebido inúmeras reclamações de servidores da educação sobre as faltas que os que estão de férias-prêmio ou licença médica estão recebendo automaticamente.
.
O Sind-UTE/MG subsede Caxambu e Região considera esta ação do governo errada pois contraria o Acordo de 25 de maio, que anistiou os participantes da greve e garantiu o não prejuízo a vida funcional dos servidores. Consideramos uma afronta à nossa categoria e demonstra mais uma vez o caráter deste governo.
.
A direção estadual do Sind-UTE/MG terá uma reunião com as Secretárias Renata Vilhena (Seplag) e Vanessa Guimarães (SEE) no dia 24 de agosto, onde questionará este e outros assuntos. Já a subsede de Caxambu elaborará nos próximos dias um relatório com o levantamento dos casos na nossa região para encaminhar ao Departamento jurídico do sindicato em Belo Horizonte. Além disso, encaminhará um oficio à Superintendência Regional de Ensino de Caxambu questionando e cobrando explicações por escrito.

Artigo da Beatriz Cerqueira

Artigo publicado no jornal Hoje em Dia, escrito pela coordenadora-geral do Sind-UTE/MG Beatriz Cerqueira.

sábado, 14 de agosto de 2010

Construindo um sindicato pela Base


do jornal Educação em Luta, da subsede de Juiz de Fora

Na atual fase do capitalismo, com o desmantelamento da escola e também das condições de trabalho, deparamos no cotidiano escolar com uma série de situações nunca antes vista: módulo II, avaliação de desempenho, produtividade, metas, intensificação da pressão e assédio moral, pasta funcional, processos administrativos por erros que não cometemos, Lei nº 100, plano de carreira imposto pelo governo, SIMADE e férias prêmio não usufruídas. Além dos problemas históricos como baixos salários, péssimas condições de trabalho, tripla jornada, etc..

Muitas das vezes alguns desses problemas não são resolvidos, chegando ao ponto de aceitarmos a situação passivamente porque o estado (...) não dá resposta do que precisamos. É preciso mudar isso, porém essa mudança só virá com o envolvimento massivo da categoria na busca e cobrança de soluções.
.
Os problemas são muitos e é impossivel superá-los apenas com os diretores do sindicato, por isso se faz necessário ampliar esse trabalho com a base. Cada trabalhador(a) pode ajudar a mudar essa situação discutindo com os colegas trabalhadores de turno e se elegendo como representante de escola (RE) para atuar junto com o sindicato e com outras escolas nas soluções e discussões políticas dos problemas que envolvem nossa categoria.
.
Caberá ao RE exercer sua função junto aos companheiros trabalhadores de sua escola na busca de soluções políticas das mais diversas situações atuando como um elo de ligação entre o sindicato e o trabalhador.
.
Seja um representante de escola (RE)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SERVIDORES EM FÉRIAS-PRÊMIO OU LICENÇA RECLAMAM DE FALTAS

O Sind-UTE/MG, através da subsede de Caxambu e região, vem várias reclamações dos servidores da educação da rede estadual das cidades próximas. Muitos participaram da greve, mas atualmente entraram de licença (questões de saúde) ou tiveram que pegar férias-prêmio. Mas estão recebendo faltas de suas reposições.
.
Este é um problema que já vem acontecendo a um tempo, não apenas em relação a greve. Anos antes servidores doentes ou acidentados não podiam repor aulas e já levavam falta.
.
No momento estamos fazendo levantamento dos casos em nossa região e na próxima reunião da diretoria da subsede estaremos fazendo os encaminhamentos necessários sobre o assunto.

Betim realizará Plenária dos/as Trabalhadores/as em Educação

Chegou a vez dos/as trabalhadores/as em educação de Betim realizarem Plenária, a exemplo das outras regiões que vêm organizando encontros, com o objetivo de avaliar a greve, bem como anunciar a Campanha de Filiação do Sind-UTE/MG.

Em Betim, a Plenária acontecerá na próxima segunda-feira (16/08), às 18 horas, na E.E. Nossa Senhora do Carmo. Além do debate sobre os resultados da greve e a Campanha de Filiação, haverá esclarecimentos sobre a Lei 8975/2010 (que institui o subsídio), e debate com os candidatos e candidata ao governo de Minas Gerais.

Participe! Sua presença é fundamental!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

SIND-UTE cobra realização de concurso público. Sind-UTE/MG reunirá com as Secretárias Renata Vilena e Vanessa Guimarães

Após cobrança do Sind-UTE/MG foi agendada reunião com as Secretárias de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e de Educação, Vanessa Guimarães, para o dia 24 de agosto, às 10 horas, no Centro Administrativo.

Em pauta assuntos como o edital de concurso para a área da educação e questões pendentes do Termo de Acordo assinado em 25/05/10. Na oportunidade, o Sind-UTE/MG levará todas as demandas que forem levantadas pelas subsedes a respeito da reposição, férias-prêmio, licenças médica e maternidade ocorridas durante ou após a greve de 2010.

O Sindicato encaminhará informativo com as informações após a reunião para todas as subsedes e discutirá as questões no Conselho Geral, previsto para o dia 04 de setembro.

Citação de Paulo Freire - Sugestão do companheiro Patrick


"A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas é algo que dela faz parte." (Pedagogia da Autonomia, p. 74)

sábado, 7 de agosto de 2010

Atividade Político-Sindical - Eleições 2010

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SIND-UTE COBRA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO

O Termo de Acordo contendo obrigações de fazer bilaterais, assinado entre o Governo de Minas Gerais e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – Sind-UTE/MG, no dia 25/05/2010, consta em sua Cláusula Quarta (realização de concurso público) o seguinte texto: “4.1 A publicação dos editais para realização de concursos públicos para provimento de cargos da SEE ocorrerá até o final do mês de julho de 2010.”

O Sind-UTE cobrou da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão Renata Vilena, a publicação do edital de concurso público para a Educação. Além da cobrança feita pessoalmente durante reunião realizada no dia 29 de julho, o sindicato também protolocolou a soliciatação de que sejam tomadas as providências cabíveis para o cumprimento desta Cláusula do Termo de Acordo. O sindicato também cobrou a solução dos problemas enfrentados pelos servidores da educação que querem ter férias-prêmio. No início da próxima semana, o Sind-UTE terá retorno das duas questões.

ENDEREÇO DA NOVA SALA DO SIND-UTE/MG - SUBSEDE CAXAMBU E REGIÃO

Olá companheiros(as)


A nova sala do Sind-UTE/MG subsede Caxambu e região se localiza no Center Shop Thereza Cristina, na rua Dr. Viotti, nº 190, sala 201, no centro de Caxambu (próximo a SRE e a rodoviária). Dêem uma olhada no mapa abaixo:


NOVAS TABELAS SALARIAIS - de acordo com a lei 18.975 e válidas a partir de janeiro de 2011

Clique na imagem para ver em tamanho maior.



Inauguração da nova sala da subsede de Caxambu e região

Olá companheiros(as)

Saiu no portaldo Sind-UTE/MG a noticia na inauguração da subsede de Caxambu. Segue a nota:

Subsede Caxambu inaugura sede

No dia 18 de julho último, o Sind-UTE/MG comemorou a inauguração de mais uma subsede, desta vez em Caxambu, sul de Minas. A subsede foi criada em Assembleia realizada no último dia 05 de junho e referendada no Conselho Geral, realizado no dia 13 de julho.

Presente à inauguração, a coordenadora geral do Sind-UTE/MG Beatriz Cerqueira, ressaltou que a criação de uma nova subsede na região representa um importante ato de organização da categoria no sul de Minas. "Os/as trabalhadores/as de Caxambu, São Lourenço, Conceição do Rio Verde e outras cidades se mobilizaram e participaram ativamente da greve, constituíram fortes comandos de paralisação e demonstraram muita disposição para a luta. Esta greve contou com a intensa participação do sul de Minas, e nada mais exitoso do que a inauguração deste espaço, que certamente será de muita luta e trabalho”, enfatizou Beatriz.


Já o coordenador da subsede Caxambu, Cássio Diniz, lembrou que a inauguração do novo espaço vem num momento importante, com o intuito de reorganizar o movimento sindical que, segundo ele, estava de certa forma apagado na região. “O sul de Minas definitivamente retoma seu papel político de organização, na luta e defesa dos direitos e interesses dos/as trabalhadores/as em Educação. Além disso, esperamos estimular outras categorias e segmentos, e até mesmo alunos, a participarem conosco de um novo momento político e democrático para o nosso sul mineiro”, disse.

A nova subsede está localizada à Rua Dr. Viotti, 190, Sala 201, Centro Caxambu.

Plenária avalia movimento grevista

No mesmo dia da inauguração, o Sind-UTE subsede Caxambu realizou uma plenária regional de balanço do movimento. Contando com a participação da coordenadora-geral do Sind-UTE/MG Beatriz Cerqueira, a categoria fez uma avaliação inicial da campanha salarial de 2010, a greve e de seus resultados. Este tipo de atividade está acontecendo em várias regiões de Minas Gerais.

domingo, 1 de agosto de 2010

CONHEÇA A DIRETORIA PROVISÓRIA DA SUBSEDE DE CAXAMBU E REGIÃO

Cássio Diniz (coordenação), Selma Maria (administrativo-financeiro), Lourdes Camanzi (formação pedagógica-sindical), Maria da Graça (formação pedagógica-sindical), Ronan Neves (comunicação e cultura), Maxmiller Vitória (comunicação e cultura), Patrick Ernandes (jurídico), Eliane Fleming (jurídico), Mauricéa Neves (Políticas Sociais), Adriani Ribeiro (organização) e Alinne Bernardes (organização).

Democracia Participativa

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com