quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estudantes de Caxambu conseguem importante vitória em defesa do transporte escolar


Na última segunda-feira (28/09) os estudantes secundaristas e do EJA da rede pública estadual de Caxambu realizaram uma manifestação pelas ruas do centro da cidade, e depois se dirigiram para a Câmara Municipal, onde ocorria a sessão ordinária e contava com a presença do prefeito.

O motivo da manifestação foi o anúncio da Secretaria Municipal da Educação e do gabinete do prefeito, no dia 24 de setembro, que iriam cortar o transporte escolar que atende os estudantes da rede pública estadual, que existe na cidade há mais de 10 anos, a partir do dia 1º/10. De acordo com a nota oficial, "Caxambu e o Brasil vive uma crise". Porém, de acordo com a Superintendência Regional de Ensino, órgão da Secretaria de Estado da Educação, não houve fim ou diminuição do repasse para o transporte escolar. A verba é pequena, mas como a cidade praticamente não tem zona rural, ela tem nos últimos anos atendido os alunos que moram longe de suas escolas. A cidade recebeu vários ônibus de transporte escolar do governo federal nos últimos anos.

Imediatamente, o Grêmio Estudantil Polivalente, entidade representativa dos estudantes da Escola Estadual Domingos Gonçalves de Mello - Mingote, começou a mobilizar a juventude da escola e da cidade, a fim de impedir o corte desse transporte. Na sexta-feira (25/09), realizaram reuniões durante o dia e uma assembleia no período noturno, com os estudantes do EJA e do magistério, que deliberou por uma manifestação na Câmara Municipal, onde se encontraria o prefeito, na segunda seguinte. Durante o final de semana usaram das redes sociais para mobilizar a juventude da cidade e na segunda realizaram nova assembleia, desta vez no período da manhã.

A manifestação começou em frente a Câmara, e desde o começo ela contou com mais de 150 jovens. Com palavras de ordem como "Temos direito, de cidadão. Queremos ônibus para a nossa educação", os estudantes percorreram as ruas próximas da praça central e depois se dirigiram à Câmara. A ocupação se deu de forma tranquila.

Infelizmente, o prefeito municipal, o sr. Ojandir Belini, partir para o ataque. Tentou desqualificar e deslegitimar o movimento e a liderança do grêmio. Tentou justificar com números e leis o ataque ao direito dos estudantes e atacou outras pessoas que se encontravam na plenária. Após isso, foi aberta a palavra para os representantes do grêmio Jean, Steven Silva e Marcos Medeiros, que explicaram os motivos para não se retirar o transporte escolar e informaram que a mobilização ficará mais forte caso a prefeitura não ceda. 

Depois se pronunciou o professor Cássio Diniz, diretor estadual do Sind-UTE/MG, e que usou do direito de resposta aos ataques do prefeito. Informou que o movimento é dos estudantes mas que os educadores apoiam a mobilização, estando ao lado deles. Respondeu também aos ataques contra o sindicato, e terminou convocando a classe trabalhadora e a juventude a ocupar as ruas em defesa dos seus direitos.

Diante da pressão popular, o prefeito teve que ceder. Anunciou que manteria o transporte por mais 30 dias. Isso representa uma importante vitória, porém parcial, do movimento estudantil da cidade. O grêmio estudantil (GEP) prometeu continuar a mobilização em defesa do transporte escolar, convocando os jovens a participar das atividades da entidade.

Somente a luta muda a vida! Unidos, somos muito mais fortes!

(Veja abaixo o vídeo da manifestação)

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com