sábado, 8 de março de 2014

Lições de uma mobilização vitoriosa

Por Cássio Diniz*

Acabo de receber a notícia da vitória dos agentes de limpeza urbana – popularmente conhecidos como garis – no Rio de Janeiro. Depois de uma semana em greve, os companheiros obtiveram uma das maiores vitórias do movimento sindical brasileiro do último período. Enfrentaram e derrotaram não apenas o prefeito Eduardo Paes, mas também as ameaças de demissões, a brutal repressão da PM, da Guarda Municipal e da segurança privada paga a peso de ouro pela prefeitura, e também a Rede Globo e demais outras mídias hegemônicas que buscaram fazer uma campanha contra os trabalhadores. Além disso, passaram por cima da direção pelega de seu sindicato, assumindo para si a organização de sua luta.

Que lições podemos tirar desse maravilhoso acontecimento? Que é possível construir uma mobilização participativa, democrática e de base, e obter vitórias em meio a todas as diversidades. É preciso apenas que superemos o individualismo, o medo, o comodismo, o desestímulo e a alienação, e busquemos a união e a força coletiva para transformarmos a realidade, que seja pelo menos nas mais imediatas demandas, como o salário e a valorização profissional.

Nós, trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais – e no atual contexto de Caxambu, funcionários públicos municipais –, precisamos nos enxergar, nos identificar e nos espelhar nos trabalhadores lutadores, corajosos e vitoriosos do Rio de Janeiro. Precisamos usar de seu exemplo e voltar a acreditar que é possível vencer graças a garra e a coragem de lutar coletivamente em prol de nosso futuro. Precisamos tomar para si o maior instrumento que a categoria tem em mãos, o sindicato. E por último, precisamos acordar, criar vergonha na cara e transformar nossa indignação cotidiana – algo que não podemos naturalizar – em ações concretas e coletivas para avançarmos até a vitória da classe trabalhadora. Por isso insistimos em nossa palavra de ordem: UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!


*Cássio Diniz, é mestre e doutorando em educação, professor da rede estadual de Minas Gerais e diretor estadual do Sind-UTE/MG

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com