sábado, 5 de novembro de 2016

Solidariedade ao MST contra a criminalização dos movimentos sociais

O Sindicato Únicos dos Trabalhadores de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) manifesta solidariedade às companheiras e aos companheiros do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), cuja Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, São Paulo, foi invadida pela polícia civil na manhã desta sexta-feira (04/11).

A direção do Sind-UTE/MG repudia a criminalização da luta dos movimentos sociais e populares em curso no nosso país. A invasão acontece num momento da conjuntura do nosso país em que as forças conservadores atacam as organizações que fazem luta popular com o sentido de diminuir a resistência ao projeto conservador de retirada de direitos que está sendo imposto ao Brasil. 


Luta social não é crime! O MST exerce um papel fundamental na luta por reforma agrária popular, por uma alimentação livre de agrotóxicos e por solidariedade nas lutas em todo o mundo. Em 2011, os trabalhadores em educação da rede estadual contaram com o apoio do MST na luta pelo Piso Salarial durante a greve da categoria que durou 112 dias. Com este gesto, o MST demonstrou uma solidariedade e a clareza das lutas que precisam ser feitas, independente da pauta de cada organização.

O ato da Polícia Civil de entrar numa escola atirando revela o autoritarismo e a violência da ação. A Polícia, inclusive, entrou na Escola sem mandado que a autorizasse. No local, cotidianamente, estão presentes estudantes em intercâmbio Latinoamericano e de vários cursos de formação incluindo mestrado. A Florestan Fernandes é uma importante referência de escola de formação em toda a América Latina.

Todo o nosso apoio ao MST!

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com