Rumo à greve geral, convocada pela CUT, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e demais Centrais Sindicais, educadores/as de Minas Gerais, sob coordenação do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), realizam atos públicos neste dia 10/11, em todo o estado. Conforme decisão da assembleia estadual realizada, no dia 25 de outubro, a rede estadual e redes municipais paralisarão suas atividades nos dias 10 e 11 de novembro.
As atividades desta quinta-feira (10) convocadas pela Sind-UTE/MG envolvem a sua base filiada (redes estaduais e municipais), Superintendências Regionais de Ensino e Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação (SEE).
Atos regionais
Neste dia 10 de novembro (quinta-feira), acontecerão atos em todas as regiões do estado em articulação com as ocupações das escolas estaduais e Universidades, movimentos sociais e Frente Brasil Popular.
O Governo ilegítimo de Michel Temer ataca o financiamento da educação por meio da Proposta de Emenda à Constituição 241, que foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora segue para votação no Senado e recebe o número de 55. Ele também ataca os direitos da categoria através da proposta de Reforma da Previdência que será encaminhada ao Congresso Nacional a qualquer momento.
Tenta ainda impor a desprofissionalização docente ao determinar por intermédio da Medida Provisória 746, que não é preciso formação para ser professor no Ensino Médio e mega o direito à educação. Se estas e outras medidas do governo ilegítimo se concretizarem, estaremos diante da maior privatização da educação, as políticas nacionais do Piso Salarial, de carreira e de concursos públicos estarão comprometidas em estados e municípios”, afirma a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.
No dia 11 de novembro (sexta-feira), a atividade é estadual com concentração na Praça da Estação, em Belo Horizonte, às 9 horas.
Em Belo Horizonte
Na manhã desta quinta-feira (10), centenas de educadores/as e estudantes participaram de um ato na Avenida Vilarinho. Alunos de escolas ocupadas da região se juntaram aos profissionais da Educação, sob coordenação do Sind-UTE/MG.
Na Região Norte de Belo Horizonte existem cerca de 12 escolas ocupadas e nesta quinta, os alunos dessas escolas, participaram de um aulão promovido pelo Sind-UTE/MG. "Foi um aulão no asfalto sobre a sobre a PEC 241, a Medida Provisória 746, que reformula o ensino médio e a Lei da Mordaça", explica a diretora estadual, Denise Romano. Houve ainda uma momento para que os estudantes pudessem relatar suas vivências neste processo de disputa do ambiente escolar. E eles têm dito que irão resistir. "Resistir, até a PEC 55, antiga 241, cair".
Os estudantes, ao contrário do que o presidente golpista Michel Temer tem dito, sabem sim o que é a Proposta de Emenda à Constituição PEC 241, que agora recebe o número de 55, no Senado, e estão firmes na defesa de seus direitos. " Tivemos a presença de pais e mães de alunos, pessoas da comunidade local e os estudantes estão nos ensinando muito neste processo de resistência. Eles têm consciência do que esta Proposta traz de perdas para a educação", reforça Denise Romano, que juntamente com outros dirigentes sindicais e professores das escolas que participaram do ato, discutiram com os estudantes sobre todas essas medidas que ameaçam os direitos dos alunos, educadores e da classe trabalhadora.
Acompanhe as atividades que acontecem em todo o estado:
- Belo Horizonte – Concentração às 9 horas - Av. Vilarinho – Belo Horizonte. Em frente ao Shopping Norte
- Betim – Concentração às 14 horas – Praça Tiradentes
- Itabira – Concentração às 18 horas – Praça da Rodoviária
- Montes Claros - Concentração às 8 horas – Praça da Estação
- Varginha - Concentração às 16 horas – Concha Acústica – Centro
- Coronel Fabriciano - Concentração às 9 horas – Praça da Prefeitura
- Jaíba - Concentração às 8 horas – Em frente à Prefeitura
- Ouro Preto - Concentração às 14 horas – Em frente a E.E. Dom Pedro. Os/as educadores/as farão uma marcha de Ouro Preto a Mariana.
- Turmalina - Concentração às 8 horas – Em frente à Escola Estadual Américo Antunes. Caminhada até o Coreto, onde realizaremos uma aula pública. Tema: Nenhum direito a menos.
- Curvelo - Concentração às 16 horas – Praça Benedito Valadares
Sete Lagoas - Concentração às 15h 30 – Terminal Rodoviário
10/11/16 - Estudantes participam de ato público na Av. Vilarinho / BH
10/11/16 - Diretor Estadual do Sind-UTE/MG, Renan de Carvalho Santos, durante aulão na Av. Vilarinho / BH
10/11/16 - Diretora Estadual do Sind-UTE/MG, Denise Romano, durante aulão na Av. Vilarinho / BH
10/11/16 - Diretora Estadual do Sind-UTE/MG, Denise Romano, durante aulão na Av. Vilarinho / BH
10/11/16 - Estudantes participam de ato público na Av. Vilarinho / BH
10/11/16 - Estudantes participam de ato público na Av. Vilarinho / BH
10/11/16 - Estudantes participam de ato público na Av. Vilarinho / BH
10/11/16 - Estudantes participam de ato público na Av. Vilarinho / BH
10/11/16 - Estudantes participam de ato público na Av. Vilarinho / BH
Fotos: Lidyane Ponciano FotoImagem / Sind-UTE/MG