sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Democratização das SRE's: um debate pertinente

Nas últimas semanas, nós do Sind-UTE/MG subsede Caxambu recebemos muitos questionamentos acerca de como ficará as Superintendências Regionais de Ensino diante do novo governo a partir de 1º de janeiro de 2015.

É importante tornar público que o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais 
defende e luta pela democratização de nossa sociedade em todas as suas esferas, principalmente nos espaços e aparatos públicos. A isso inserimos o ambiente escolar e suas ramificações. E para colocarmos em prática tal conceito, reivindicamos a eleição direta para diretores de SRE's, popularmente conhecidos como superintendentes.

Nos últimos 12 anos a nossa categoria conviveu com uma dura realidade. Apesar das indicações para esses cargos existirem há muito tempo, na última década pudemos presenciar a prática corriqueira de autoritarismo, de falta de democracia, de incoerência e de repressão aos trabalhadores em educação que ousaram questionar os absurdos dos governantes. E essa prática se desenvolveu desde as mais altas esferas do Estado, descendo e se estabelecendo entre os seus agentes locais. E tudo isso para atender a interesses exteriores (por muitas vezes, individuais e oportunistas) em contramão aos interesses da comunidade escolar.

O novo governo estadual - que irá assumir daqui a um mês - foi eleito com a promessa de fazer uma gestão totalmente diferente da que existiu até então. Por isso precisamos cobrar cada vez mais que a prática de loteamento de cargos públicos para atender interesses mesquinhos não se repita agora. Queremos que a categoria e a comunidade escolar tenha o direito de eleger seus gestores, da forma mais democrática possível, que tenha como princípios o diálogo, a democratização, o bom senso, a coletividade e a luta por uma educação transformadora e libertadora.

No entanto, sabemos que isso se dará por meio de um processo longo. Muito há de ser debatido; "nada se constrói do nada". Mas precisamos urgentemente iniciar esse debate, pois senão haverá novamente o perigo da sociedade se ver mais uma vez a margem das decisões que interessam a todos nós.


Cássio Diniz
professor da rede estadual
diretor estadual Sind-UTE/MG e
coordenador da subsede Caxambu

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com