Trabalhadores e trabalhadoras da educação vindos de várias regiões do Estado realizam nesta tarde (22/3/19) Assembleia Estadual no Hall das Bandeiras, ALMG, em Belo Horizonte.
Neste dia nacional de lutas contra a Reforma da Previdência, os profissionais da educação também realizam paralisação total de atividades pela abertura de negociação com o governo Zema.
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 8º, III, da Constituição Federal de 1988, vem respeitosamente, a V. Exa. nos termos do parágrafo único, do art. 3º, da Lei Federal nº 7.783, de 28 de Junho de 1989, fazer a NOTIFICAÇÃO abaixo:
Prezad@s trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais filiados ao Sind-UTE/MG.
Iniciamos o processo eleitoral de nosso sindicato com a eleição da Comissão Eleitoral Geral e da Comissão Eleitoral Local (subsede Caxambu). Com isso, abre-se o período de inscrição de chapas para a diretoria de nossa subsede, como também a inscrição de candidatos da região ao Conselho Geral de nosso sindicato. O prazo é até o dia 29 de março.
Lembramos que de acordo com os diretrizes estatutárias, as chapas devem ser compostas por no mínimo sete membros, sendo que todos devem ser trabalhadores em educação da rede estadual (e da rede municipal de Caxambu) e regularmente filiados ao Sind-UTE/MG com tempo mínimo de 6 meses (art. 68 do cap. VII do Estatuto do Sind-UTE/MG). O mesmo vale para os candidatos ao Conselho Geral.
O povo trabalhador brasileiro começa a se mobilizar contra o ataque aos seus direitos representado pela PEC 06/2019 (proposta de Reforma da Previdência). Apesar das mentiras do governo, das elites e de seus meios de comunicação, os trabalhadores estão percebendo que essa reforma não visa resolver os problemas apontados pelos mesmos, mas sim destruir os direitos do povo e favorecer os lucros dos banqueiros, dos acionistas do mercado financeiro e dos megaempresários.
Por isso, as centrais sindicais e os sindicatos de base estão convocando um grande dia de luta – com paralisação total das atividades – no dia 22 de março, em protesto contra a PEC 06/2019. *O Sind-UTE/MG convoca tod@s @s trabalhador@s em educação de Minas Gerais a participarem dessa paralisação e da Assembleia Estadual da categoria em Belo Horizonte*, que além da luta contra a PEC, organiza a pressão ao governo de Minas para abrir as negociações.
O Sind-UTE/MG subsede Caxambu estará organizando uma caravana de nossa região para essa assembleia estadual. Você, trabalhador em educação da rede estadual interessado em ir, entre em contato conosco pelo e-mail sindutecaxambu@hotmail.com, enviando nome, RG, MASP, telefone de contato e cidade da região.
*Somente a luta muda a vida! Unidos, somos muito mais fortes!*
Durante a assembleia regional do Sind-UTE/MG subsede Caxambu realizada no último dia 9 de março, apresentamos os pontos da PEC 06/2019 (proposta de reforma da previdência) que se aprovada, atingirá em cheio os/as professores/as das redes pública e privada. Apontamos também porque os governos e o mercado financeiro querem tanto essa reforma, e a necessidade da resistência popular como aconteceu em 2017.
Além desse debate, os/as participantes da assembleia elegeram a comissão eleitoral local, dando início ao processo eleitoral do Sind-UTE/MG.
Neste Dia de Luta das Mulheres, 8 de março, a deputada Beatriz Cerqueira fez um homenagem às mulheres e destacou a luta das mulheres atingidas por barragens, que sofrem com o poder predatório das mineradoras durante fala na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no evento “Sempre Vivas – Mulheres em luta contra a violência.
Ela também saudou a memória da vereadora Marielle Franco, assassinado em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. A deputada destacou a importância de se falar das lutas, das trajetórias das mulheres e questionou o fato de até o momento o assassinato de Marielle, uma mulher com enorme capacidade de representatividade, não ter sido esclarecido. “Um ano depois desse crime, ninguém consegue responder quem matou ou quem mandou matar Marielle. Até agora, ninguém está preso pagando por esse crime.”
Beatriz Cerqueira também disse que naturalizar a violência contra a mulher é uma forma de reafirmar todo e qualquer tipo de violência praticada contra a mulher em qualquer ambiente, seja ele doméstico, institucional ou do trabalho.
O Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais) é a entidade representativa de todos os trabalhadores em ensino público de Minas Gerais. Ele tem como objetivo defender e lutar pelos direitos e interesses dos professores e demais trabalhadores em educação. A nossa subsede busca representar os profissionais das cidades do Circuito das Águas e próximas, no sul de Minas.