quinta-feira, 25 de julho de 2013

Assembleia Estadual

Entrem em contato conosco

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sind-UTE/MG cobra reivindicações da categoria em reunião com o governador

Durante reunião ocorrida na manhã de hoje (18.07), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), cobrou, mais uma vez do governo, o cumprimento do acordo firmado em setembro de 2011, após a greve histórica da categoria com 112 dias. Pelo acordo assinado pelo Secretário de Estado de Governo Danilo de Castro, o Governo de Minas assumiu o compromisso de pagar o Piso Salarial como vencimento básico. Além disso, o sindicato cobrou o reajuste do Piso que em 2013 foi de 7,92% e o seu pagamento retroativo a abril de 2011. Também reivindicou o imediato descongelamento da carreira, que tem previsão de permanecer estagnada até dezembro de 2015.


Cada entidade presente teve uma fala de 5 minutos

Em respostas às reivindicações dos trabalhadores em educação, o governador Antonio Anastasia se limitou
 a dizer que fará um esforço para antecipar o descongelamento e também um possível reajuste salarial para os servidores públicos. As informações, da coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, foram repassadas após a reunião com o governador, a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola e representantes de outras entidades sindicais do setor, que aconteceu na Cidade Administrativa. Pelo Sind-UTE/MG participaram da reunião as diretoras Marilda de Abreu Araujo, que é secretária da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e Lecioni Pereira Pinto.

Na oportunidade, Beatriz Cerqueira informou ainda ter afirmado ao governador que as peças publicitárias veiculadas pelo Executivo Mineiro não condizem com a realidade e explicou a verdade dos trabalhadores em educação. “Os educadores estão adoecidos, desmotivados e sem valorização. Estão sem esperança na profissão. Não é possível que um professor que lecione 20 anos receba o mesmo salário que um profissional que acabou de ingressar na sala de aula. É assim que se materializa a desvalorização.”

A direção do Sindicato questionou a informação do governo de que de março de 2010 a junho de 2013 foram acrescentados 44 mil cargos na educação. “Na contramão dessa informação, foram dispensados das disciplinas de Educação Física e Ensino Religioso 15 mil professores especialistas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.” Além disso, as resoluções de quadro de escola dos últimos anos provocaram uma diminuição de profissionais na escola.

A reunião aconteceu por cerca de duas horas a portas fechadas. O Sind-UTE/MG convocou a equipe da Pós TV para fazer a transmissão ao vivo da reunião mas não foi permitida. Após o término, o governador Anastasia, a secretária Gazola e a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira concederam coletiva. As demais entidades que participaram da reunião não quiseram falar com a imprensa.

Em sua fala, o governador comunicou que encaminhará ao Congresso Nacional sugestão para que os recursos dos Royalties da Mineração sejam destinados à educação em Minas Gerais. “Vamos elaborar um estudo de viabilidade para definir possíveis reajustes e antecipação do descongelamento da carreira antes da data-base do funcionalismo, que é outubro”.

Mas, na avaliação do Sindicato, a reunião tinha o objetivo de discutir os problemas da educação e não ser utilizada para este tipo de anúncio. Além disso, o Governo de Minas muito ajudaria se fizesse a sua parte e investisse o mínimo constitucional de 25% de impostos em educação. Na última década, ele não cumpriu este percentual em nenhum ano.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Período de recesso da subsede Caxambu e Região

O Sind-UTE/MG subsede Caxambu e Região anuncia que ficará de recesso no período de 15 de julho à 02 de agosto de 2013.
Caso queira entrar em contato conosco, envie um e-mail para sindutecaxambu@hotmail.com, ou ligue (31) 9669-4976.
Boas férias para todos.

sábado, 6 de julho de 2013

Caravana de Caxambu e Região para a assembleia estadual dos trabalhadores em educação de Minas Gerais: Belo Horizonte - 11 de julho

Atenção colegas professores/trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais. Estamos organizando a caravana de nossa região para a Assembleia Estadual de nossa categoria, em Belo Horizonte, no dia 11 de julho, durante a greve geral. Aos interessados, por favor, enviem e-mail com nome completo, RG, cidade e telefone para sindutecaxambu@hotmail.com. UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!

Sind-UTE/MG subsede Caxambu cria o grupo "Professores/Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - Caxambu e Região" em rede social

Nessa sexta-feira o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - subsede Caxambu e Região - criou na rede social Facebook o grupo "Professores/Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - Caxambu e Região". 
O grupo tem como objetivo ser um canal de informações e um aglutinador da categoria docente mineira na região de Caxambu, organizado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), aproveitando a abrangência que as redes sociais conquistaram na sociedade. Opiniões e críticas distintas serão bem-vindas, não para denegrir, mas para contribuir para o debate franco, aberto, construtivo, que possibilite cada vez mais o fortalecimento de nossa luta. UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!

Para quem tem acesso ao facebook, faça seu login e clique no link https://www.facebook.com/groups/288794687933871/, e peça sua adesão para receber as atualizações do grupo.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Manifestantes ocupam plenária da sessão da Câmara Municipal de Caxambu

A 2º Manifestação do Grito do Circuito das Águas, ocorrida na última segunda-feira (1º de julho) se reinventou. Ao invés de percorrer as ruas do centro de Caxambu, os manifestantes saíram em passeata até a Câmara Municipal, onde se realizava a 26º Reunião Ordinária da casa.
Ocupando a plenária da câmara, os lideres do ato puderam fazer uso da palavra. Levando a pauta de reivindicações do movimento, Feliciano Lopes ocupou a tribuna livre e discursou sobre os problemas enfrentados pela população caxambuense, como a questão da crise na saúde pública (ameaças de fechamento do hospital local) e o uso imoral das verbas públicas por parte do executivo.
O Sind-UTE/MG subsede Caxambu e Região, como participante das manifestações na cidade, também pôde fazer uso da tribuna livre. O prof. Cássio Diniz, diretor estadual e coordenador da subsede, apresentou os problemas enfrentados pela categoria docente mineira, e leu a Carta Aberta à SRE Caxambu, redigida e votada na manifestação dos professores na última sexta-feira (28/06) em São Lourenço. Cássio lembrou também das demandas dos professores das redes municipais da região, pedindo aos vereadores uma moção de apoio a luta dos docentes de Minas Gerais.

fonte: assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Caxambu

Greve Geral 11 de julho: Assembleia estadual de trabalhadores em educação de Minas Gerais


Greve Geral: 11 de julho - Dia Nacional de Luta

As principais Centrais Sindicais do país (CUT, CSP/Conlutas, CTB, Força Sindical, entre outras)
juntamente com os seus sindicatos filiados, estão convocando todos os trabalhadores do Brasil, dos setores público e privado, a aderirem à Greve Geral de 24 horas, no dia 11 de julho (quinta-feira). O dia deve ser marcado em todo o país com paralisações e manifestações. (A pauta de reivindicações segue abaixo)
Em assembleia estadual realizada ontem em Belo Horizonte e convocada pelo Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Mina Gerais), os professores trabalhadores em educação votaram a adesão da categoria a essa greve. A subsede Caxambu e Região convoca todos os colegas professores e funcionários de escola das redes estadual e municipais a aderirem ao movimento, em defesa das reivindicações gerais da classe trabalhadora, no qual nos incluímos. No atual momento histórico pelo qual o país está passando, é importante a nossa participação nesse grande movimento em prol de nossa classe. UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS!

PS: Em breve, estaremos publicando as atividades a serem realizadas durante a greve geral nacional no dia 11 de julho.

Divulgação Central Única dos Trabalhadores  - CUT
Divulgação Central Sindical e Popular - CSP/Conlutas
Divulgação Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Professores da rede estadual realizam protesto durante curso de capacitação da SRE Caxambu

Na última sexta-feira (28 de junho) cerca de 100 professores da rede estadual de Minas Gerais, lotados em

escolas de várias cidades da região, realizaram um simbólico protesto em frente a Faculdade São Lourenço, onde se realizada o curso de capacitação organizado pela Superintendência Regional de Ensino de Caxambu.
O protesto, motivado pelas críticas e pela atual situação no qual se encontra o professorado mineiro, ocorreu no final do horário do almoço. Algumas falas foram feitas pelos presentes, questionando as propagandas realizadas pelo governo (que criam uma Minas da fantasia) e denunciando a destruição da carreira docente.

Ao final do ato foi apresentado um esboço de uma carta aberta à diretora II da SRE Caxambu, que foi construída e votada coletivamente. A carta apresenta os problemas que a categoria docente enfrenta no estado, como também as reivindicações dos trabalhadores em educação da rede estadual. Segue abaixo o conteúdo da carta:

Carta aberta à senhora diretora II da
SRE Caxambu

Prezada diretora,

  Como gostaríamos de morar nas propagandas do governo de Minas Gerais!
  Ao mesmo tempo em que presenciamos os enormes gastos em marketing e propagandas que não demonstram a realidade no Estado, percebemos e sentimos cada vez mais a postura impositiva e truculenta do poder público contra a educação e contra os educadores.
  Pressões, cobranças e culpabilizações são as ações a nós destinadas. Em contrapartida, vemos a desvalorização e a destruição da carreira docente e da escola pública de interesse social. Nesse momento em que o Brasil todo se levanta em prol de mudanças profundas na estrutura política e social do país, nós professores trabalhadores em educação da rede estadual de Minas Gerais lotados nas escolas da SRE Caxambu, mui respeitosamente, reivindicamos:

· O cumprimento integral da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério, como determina a LF 11.738/08; 
· O descongelamento da carreira e dos salários: reajuste salarial já; 
· Uma real política de valorização profissional dos professores; 
· O fim do processo de alienação do trabalho docente nas escolas. Por uma educação pública, gratuita e de qualidade que visa a formação do cidadão pleno, objetivando o seu papel na transformação social; 
· A liberdade de cátedra, ou seja, contra a imposição de conteúdos, planos e planejamentos de aulas por parte da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, garantindo o direito ao professor elaborar suas próprias aulas, como garantido na Constituição Federal de 1988 (art. 206) e na LDB/96; 
· Mais concursos públicos para provimento efetivo de cargos na rede estadual, mas também a defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários dos efetivados pela Lei nº 100/07; 
· Revogação do decreto que retira os professores de educação física dos anos iniciais do ensino fundamental em Minas Gerais; 
· A diminuição do número de alunos por sala de aula em todos os níveis de ensino. A escola deve ser um espaço educativo, com investimentos também em espaços físicos, e não um depósito de jovens; 
· Contra qualquer tipo de ação que visa a opressão, a repressão e o assédio moral aos trabalhadores em educação da rede estadual. Pela liberdade e pela democracia plenas no estado de Minas Gerais.

PS: A carta foi protocolada na SRE Caxambu nessa segunda-feira (1º de julho), junto a uma solicitação de reunião com a diretora da SRE para se debater os problemas da categoria.

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com