domingo, 30 de junho de 2013

Assembleia Estadual de trabalhadores em educação de Minas Gerais


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestações em Caxambu, Baependi e Belo Horizonte

Fotos das manifestações ocorridas nas cidades de Caxambu, Baependi e Belo Horizonte. O Sind-UTE/MG - subsede Caxambu e Região - participou desses atos levando as demandas e reivindicações dos professores e da classe trabalhadora.
Manifestação em Caxambu. Segundo fontes da PM, o ato contou com cerca de 900 manifestantes ao seu final

Fala do prof. Cássio, diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da subsede Caxambu
Fala do prof. Cássio, diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da subsede Caxambu
Nossas faixas e bandeiras foram erguidas e ovacionadas na manifestação em Caxambu


O Sind-UTE/MG subsede Caxambu esteve presente também na manifestação na cidade de Baependi
A educação e os professores foram constantemente lembrados durante o ato
A subsede Caxambu esteve também presente em Belo Horizonte, com uma caravana de nossa região
  




quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um chamado aos trabalhadores em educação: ocupar as ruas até a vitória final!

Atenção professores trabalhadores em educação de Minas Gerais (rede estadual e redes municipais).

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) - subsede Caxambu -, conclama todos os professores e trabalhadores em educação das redes estadual e municipais a participarem das grandes manifestações que tomam conta do país. É o momento de tomarmos as ruas e praças, colocando nossas reivindicações na ordem do dia. Está na hora de defendermos a unidade entre a juventude e a classe trabalhadora, em prol de uma sociedade justa e igualitária, e contra tudo que está errado nesse país.
Não adianta ficarmos em casa e vermos tudo isso pela tela da televisão ou do computador. A presença de cada um nos atos é vital para a vitória final. Precisamos em um coro só dizer uma basta a tudo, desde os problemas específicos de nossa profissão, até os grandes problemas que escravizam a classe trabalhadora brasileira. A história pode estar sendo escrita nesse momento.
Nas cidades de Caxambu e São Lourenço ocorrerão manifestações no dia 20 de junho (quinta). Procurem informar em suas cidades. E no dia 22 (sábado) estaremos em caravana de nossa região em Belo Horizonte, em uma gigantesca manifestação.
VAMOS À LUTA! UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!

domingo, 16 de junho de 2013

Participe você também!



sábado, 15 de junho de 2013

Caravana de nossa região para as manifestações em Belo Horizonte

Nos dias 17, 22 e 26 de junho ocorrerão as manifestações em Belo Horizonte convocadas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), durante os jogos da Copa das Confederações. Estamos vivendo no Brasil um momento único, e precisamos aproveitá-lo para denunciar o caos na educação e nos direitos sociais aqui em Minas Gerais para o Brasil e o mundo. Nesses dias também foram convocadas paralisações em toda a rede estadual.
A subsede de Caxambu do Sind-UTE/MG está organizando as caravanas de nossa região para as manifestações em Belo Horizonte. É preciso ocupar as ruas e praças, e somos parte desse chamado.
Entrem em contato conosco. Mandem seus nomes completos, RG's, telefones e e-mails, e as cidades. O ônibus será cedido gratuitamente. Lembramos: manifestações nos dias 17,22 e 26 de junho.
UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

TODO APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DO TRANSPORTE PÚBLICO

Em várias capitais - e em algumas cidades do interior - jovens e trabalhadores estão tomando as ruas, lutando contra os aumentos das tarifas do transporte público. No Brasil, as empresas particulares que realizam esse serviço ganham milhões de reais sem oferecer um transporte de qualidade, e no mínimo digno. No entanto, os governos autorizam os aumentos, protegendo cada vez mais os lucros dos grandes capitalistas do setor. "Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim." (Leonardo Sakamoto)
É importante que nesse momento o conjunto da classe trabalhadora - isso inclui a categoria dos trabalhadores em educação - apoie irrestritamente esse movimento que cresce cada vez mais, ganhando dimensões semelhantes às manifestações da Turquia ou até mesmo do mundo Árabe e da Europa. Os atos de violência exagerada divulgadas pela grande mídia - e que são resultados de ações isoladas -, não representam o coletivo dos protestos. A truculência generalizada por parte do aparato policial repressor (e que desencadeia a depredação enquanto revolta) é descabida e deve ser condenada.
Todo apoio às manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público! Contra a repressão policial e estatal! Por um verdadeiro transporte público de qualidade e de interesse social. Contra os absurdos lucros dos tubarões do transporte!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

GREVE NA EDUCAÇÃO DURANTE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES


sábado, 8 de junho de 2013

INFORMATIVO URGENTE Sind-UTE/MG SUBSEDE CAXAMBU


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Assembleia estadual de trabalhadores em educação define os rumos do movimento em Minas Gerais



Os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Minas Gerais deliberam na tarde dessa quarta-feira (05/06), durante Assembleia Estadual no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, por uma greve por tempo determinado nos dias 17, 18, 22, 26 e 27 de junho. No próximo dia 04 de julho acontecerá uma nova assembleia estadual para definir os rumos do movimento.
Cerca de 4 mil pessoas participaram da assembleia e, na sequência, seguiram em passeata até a Praça Sete, no Centro da Capital mineira.
Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a categoria quer o pagamento do Piso Salarial retroativo, descongelamento da carreira, atendimento digno no Ipsemg, nomeação de todos os concursados para oscargos vagos, cumprimento de hora-atividade sem o aumento da jornada de trabalho, valorização, respeito e negociação com o governo do Estado de toda a pauta de reivindicações.
Para a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, os trabalhadores em educação de Minas Gerais, há muito, estão dando sinais de que não agüentam mais o descaso do governo do Estado. “Estamos novamente mobilizados e lutando pela mesma pauta, o que deixa claro o descaso do governo. Por isso, convidamos a todos aqueles não estão satisfeitos com esse tipo de tratamento, que se juntem a nós”.
Calendário
Na assembleia estadual dessa quarta-feira, os trabalhadores em educação de Minas Gerais, aprovam o seguinte calendário de luta:
Junho
·         17 e 18, 22, 26 e 27 – greve por tempo determinado.
·         17, 22 e 26 – Nesses dias haverá jogos da Copa das Confederações e a categoria fará mobilizações estratégicas para dialogar com a sociedade antes das partidas.
·         18 e 27 – Haverá manifestações regionais.
·         19 -  Diálogo com alunos sobre o movimento dos trabalhadores em educação.
·         28 -  Diálogo com alunos sobre o movimento dos trabalhadores em educação.
Julho
·         04  (quinta-feira)  Assembleia Estadual, com greve de 24h, no Pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte.
Indignação - Outros fatores deixam indignados os trabalhadores em educação e são situações que vêm se arrastando desde 2011.  Como exemplo a manifestação de mais de 153 mil profissionais da educação que não quiseram o subsídio como forma de remuneração. No entanto, o Governo do Estado impôs a toda a categoria essa condição, contrariando o Acordo assinado pelo governo do Estado, em 27 de setembro de 2011, que negociava o pagamento do Piso Salarial na carreira. “Hoje, os educadores estão em piores condições do que em janeiro de 2011, daí a necessidade constante de fortalecermos a luta”, explica Beatriz Cerqueira.
 O governo do Estado, ao não pagar o Piso Salarial, e também ao não investir os 25% determinados pela Constituição Federal na educação, não só desrespeita os trabalhadores como também desqualifica a educação pública mineira.
 Vale lembrar que, em 2011, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu o que deveria ser considerado Piso Salarial Nacional Profissional – era o vencimento básico e não toda a remuneração do professor, a Secretaria de Estado da Educação teve a oportunidade de fazer um processo que pudesse construir o pagamento do Piso Salarial na carreira. “Mas a ausência de atitude da Secretaria e a omissão do Governo do Estado levaram a categoria à maior greve da história de Minas Gerais”, destaca a direção do Sindicato.
 A Secretaria de Educação, por meio da Resolução 2.253/13, aumentou a carga horária do professor criando mais horas de exigência curricular, principalmente, para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, foi prometido coordenador para o projeto “Reinventando o Ensino Médio”, mas, o preenchimento desta função não foi autorizado pela Secretaria. Os Conservatórios de Música continuam com um quadro de pessoal aquém das suas necessidades.
 Intensificar a luta
Diante de tantas promessas vãs e do descaso para com a educação, a direção do Sind-UTE/MG avalia ser necessário intensificar a luta para chamar a atenção de todos para os problemas da educação em Minas. Para dar voz a esse movimento, o Sindicato tem saído às ruas, juntamente com outras entidades de classe para dialogar com a sociedade sobre essa realidade.

    Copyright - Sind-UTE/MG Caxambu

    Rua Dr. Enout nº 193 - Centro/Caxambu. Telefone: (35) 3341-3799 / Email: sindutecaxambu@hotmail.com